segunda-feira, outubro 31, 2011

Ameaçado de morte, deputado do Rio deixará o país

RIO (Reuters) - Vítima de um crescente número de ameaças de morte, o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL), que presidiu um inquérito parlamentar contra as milícias no Estado, vai deixar o país na terça-feira com ajuda da Anistia Internacional.

Freixo presidiu em 2008 a CPI das Milícias na Assembléia Legislativa do Rio, que resultou no indiciamento de mais de 200 pessoas entre políticos, policiais, bombeiros e outros suspeitos de ligação com os grupos criminosos que dominam comunidades, principalmente na zona oeste da capital fluminense.

Leia em: http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE79U07H20111031

cada hora, oito mulheres são agredidas em São Paulo, diz SSP

Secretaria da Segurança Pública divulgou dados sobre violência doméstica.
No sábado, manicure levou sete tiros do namorado, em Osasco.



A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo divulgou, pela primeira vez, esta semana dados sobre violência doméstica. Os números assustam: a cada hora, pelo menos oito mulheres são agredidas no estado.
O que aconteceu na manhã de sábado (29) em Osasco, na Grande São Paulo, não tinha nada de ficção. Dentro de um salão de beleza, no Centro da cidade, um ex-policial, de 42 anos, tentou matar a namorada, a manicure Suzete de Oliveira, de 52 anos.
Segundo a polícia, o ex-PM, antes de vir para o salão, ligou para a vítima. Quando ele chegou ao salão, Suzete ainda tentou se esconder. Armado, ele disparou várias vezes. Pelo menos, cinco tiros atingiram a manicure.
Suzete foi internadas às pressas no Hospital Regional de Osasco e, segundo familiares, ela está fora de perigo. O atirador está foragido. “Acho que ele estava pressionando ela e ameaçando. Se terminasse, ia fazer alguma besteira”, disse Salomão de Oliveira, filho da vítima.
As vítimas desta violência doméstica vivem na pele o drama da personagem Celeste, da novela “Fina estampa”. No mundo real, as brasileiras contam com o apoio da Central de Atendimento à Mulher. É só ligar para o número 180. Em cinco anos, o serviço recebeu quase dois milhões de ligações. A maior parte feita por mulheres de São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
Na maioria das vezes, são as próprias vítimas que criam coragem para fazer a denúncia. É o que mostram os telefonemas registrados pela Polícia Militar de São Paulo.
Mulher: Meu marido está me espancando!
Policial: Seu marido está embriagado?
Mulher: Não, é porque eu terminei com ele e ele não aceita o término do namoro, porque ele ficava me humilhando, me xingando.Policial: Ele agrediu você?
Mulher: Agrediu, veio para cima de mim e bateu a minha cabeça na parede.
Uma delegacia da Zona Leste de São Paulo registra dez casos de violência doméstica por dia. A reportagem do Fantástico acompanhou um deles. Ela é auxiliar de enfermagem, tem 32 anos e decidiu de sair de casa com o filho de 4 anos e procurar a polícia. Durante mais uma das muitas brigas com o ex-marido, ela cortou a mão esquerda ao bater em uma porta de vidro.
“Ele começou a me xingar de prostituta e de vaca, falou que tinha que fazer comigo o que se faz com uma galinha, pegar uma faca e cortar o pescoço, porque assim eu ia embora e desaparecer de vez da frente dele”, relatou a auxiliar de enfermagem, que voltou para casa acompanhada de duas investigadoras.
Fantástico: Você veio buscar as suas coisas aqui. Daqui você vai para onde?
Auxiliar de enfermagem: Para a casa da minha mãe.
Fantástico: Hoje vocês brigaram? Foi na frente do seu filho?
Auxiliar de enfermagem: Foi na frente do meu filho. Ele falou esses dias para minha mãe: ‘Vovó, deixa a gente morar com você, que eu não quero voltar para aquela casa feia’. Isso não é uma coisa de uma criança de 4 anos falar.
De volta à delegacia, a mãe foi amparada pelo filho. A decisão de procurar a polícia é só o começo. Para que o companheiro seja punido, a vítima tem que fazer uma representação contra ele.
Um dado oficial do governo federal mostra que 40% das vítimas que fazem a denúncia convivem com o agressor há mais de dez anos. A atriz Dira Paes, que faz o papel de Celeste, acredita que denunciar o companheiro é mais difícil do que parece.
“A pergunta que eu mais ouvia nas ruas era: ‘Quando é que você vai denunciar esse homem? Quando é que você vai parar de apanhar?’. E eu acho isso incrível, porque é o desejo de todo mundo, mas não é fácil para quem está dentro do furacão”, comentou a atriz Dira Paes.
Ainda na delegacia, a auxiliar de enfermagem de São Paulo decide formalizar a denúncia contra o marido. “Vou mandar para o fórum o pedido para que ele não se aproxime e que não mantenha contato. É a abertura do processo”, explica a delegada Jocileide Caetano de Souza. “Ele me deu um tapa uma vez e um empurrão”, conta a auxiliar.
“A violência pode ser crescente. Hoje um empurrão, amanhã socos e nós não sabemos se pode até acontecer um homicídio”, alerta a delegada Jocileide Caetano de Souza.
Desde 2006, quando a Lei Maria da Penha entrou em vigor, mais de 11 mil homens que agrediram suas companheiras foram parar na cadeia no Brasil. Segundo a Justiça, os principais motivos da violência doméstica são álcool e drogas.
A juíza Elaine Cavalcanti só julga casos envolvendo crimes contra as mulheres na cidade de São Paulo. É em uma sala que ela faz as audiências e fica frente a frente com agressor e vítima.
“Eles raramente chegam a pedir perdão para a mulher. Acho que a maioria nega, poucos acabam admitindo e sentindo arrependimento e vergonha pelo ato cometido”, afirmou a juíza Elaine Cristina Cavalcanti, da vara especializada em violência doméstica contra mulher.
Alexandre Nero, que interpreta o marido violento, diz que a novela serve de alerta. “É importante que as pessoas consigam enxergar na televisão seu espelho. Quer dizer, ali está acontecendo coisas que estão acontecendo aqui em casa. Esse homem existe aqui dentro da minha casa ou na casa da minha vizinha”, comentou o ator.
Para a juíza Elaine Cristina Cavalcanti, o personagem Baltazar tem que ser punido. Ao ser questionada pela reportagem sobre que pena ela daria a ele, ela afirmou: “Depende, porque ali foram agressões continuadas. Então, a pena dele teria que ser calculada considerando todas as agressões que ele foi cometendo ao longo do relacionamento com aquela mulher”.

Fonte:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/cada-hora-oito-mulheres-sao-agredidas-em-sao-paulo-diz-ssp.html
 

Corpo de mulher é encontrado em lote vago na Pampulha

O corpo da mulher que estava desaparecida há seis dias foi encontrado com pedaços de espuma nas narinas e na boca.

Leia em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/10/30/interna_gerais,259017/corpo-de-mulher-e-encontrado-em-lote-vago-na-pampulha.shtml

O POLICIAL E A SOCIEDADE: DIFICULDADES NA ATUAÇÃO


Cabo Cláudio Cassimiro Dias

                Com o surgimento das cidades (polis) foi necessário também a formação do braço armado do estado para dirimir e apaziguar conflitos sociais entre os cidadãos. A polícia tem o papel de manter a ordem pública e a paz social. Mas, para isso se utiliza da coação e do poder coercitivo, quando não raras vezes o uso da força também se faz necessário.
                Quando a policia atua em um conflito entre partes distintas, é comum que uma das partes sinta-se injustiçada, mesmo que o policial explique que a ação policial deve ser sempre imparcial.
                Ao policial cabe um papel complexo, pois em questão de minutos ou segundos, ele deve agir e dar uma solução para o problema para o qual foi chamado a dar solução.
                A sociedade, às vezes ingrata, deposita todos seus problemas e conflitos mal resolvidos, no policial. Na verdade o cidadão, no momento de desespero tem o apoio da polícia, porém, é o mesmo cidadão que lança pedras sobre esse anjo guardião, que muitas das vezes perde a vida para salvar a de outrem.
                Ao policial resta se aprimorar e estar preparado, a cada dia, sempre e sempre para um novo e inevitável desafio.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CSCSPMBMMG em 2012. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar.

Estudo: salto alto aumenta chances de lesões nos pés e joelhos

Sapatos de saltos podem deixar as pernas mais longas e um ar mais elegante ao visual, no entanto, um levantamento feito com 1 mil mulheres pela empresa de calçados MBT descobriu que mais de 40% das adeptas ao salto alto já sofreram acidentes por causa do sapato e caíram. As informações são do The Guardian.
Saltos com mais de 7,6 cm podem aumentar a pressão sobre os pés e afeta todas as partes do corpo da mulher quando ela caminha.

Leia em: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5436175-EI16557,00-Estudo+salto+alto+aumenta+chances+de+lesoes+nos+pes+e+joelhos.html

sexta-feira, outubro 28, 2011

Homem é acusado de tentar assaltar padaria só de cueca em MG

Leia em: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5441689-EI5030,00-Homem+e+acusado+de+tentar+assaltar+padaria+so+de+cueca+em+MG.html

Mulheres terão direitos iguais na sucessão ao trono britânico

Sucessão será definida pela ordem de nascimento, e não pelo gênero; monarcas também poderão se casar com católicos sem renunciar.

Os 16 países membros da Commonwealth (Comunidade Britânica), que têm a rainha Elizabeth como chefe de Estado, anunciaram nesta sexta-feira que os homens deixarão de ter preferência na sucessão ao trono britânico.

Leia em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mulheres-terao-direitos-iguais-na-sucessao-ao-trono-britanico/n1597335495724.html

Filho de PM é detido com a arma do pai em colégio de IpatingaO

garoto de 13 anos teria pego a arma no guarda-roupa do militar antes de seguir para a escola.

Leia em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/10/28/interna_gerais,258815/filho-de-pm-e-detido-com-a-arma-do-pai-em-colegio-de-ipatinga.shtml

Adolescentes são encontradas nuas em festa regada a drogas, álcool e sexo em Sabará

A polícia chegou no local após uma denuncia anônima sobre o consumo de drogas na residência. As menores estavam trancadas no banheiro enroladas em cobertores.

Leia em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/10/28/interna_gerais,258822/adolescentes-sao-encontradas-nuas-em-festa-regada-a-drogas-alcool-e-sexo-em-sabara.shtml

Projeto prevê multa para empresa que pagar salário menor a mulher que ocupa mesma função.


 O Projeto de Lei 6393/09), que estabelece multa correspondente a cinco vezes a diferença salarial verificada em todo o período do contrato, para empresa que pagar salários menores às mulheres do que aos homens ocupantes da mesma função foi aprovado  pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal. Anteriormente aprovada pelas Comissões do Trabalho, da Administração e Serviço Público ela segue para o Senado.
O Projeto é de autoria do Deputado Marçal Filho do PMDB-MS.

Estudo nacional alerta para infecção silenciosa e ameaça fertilidade

Jornal do Brasil
O Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) divulgou nessa quinta, 27, dados preocupantes. De acordo com a pesquisa nacional, a incidência da bactéria causadora da clamídia entre mulheres jovens chegou a aproximadamente 10%, o que representa uma ameaça a fertilidade. Ao todo 2.071 mulheres, entre 15 e 24 anos, atendidas nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), nas cinco macrorregiões do país (norte, nordeste, sudeste, sul, centro-oeste) participaram do estudo.

Leia em: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/10/27/estudo-nacional-alerta-para-infeccao-silenciosa-e-ameaca-fertilidade/

Projeto de Lei cria cadastro de pedófilos e criminosos sexuais e tipifica crime

O Projeto de Lei prevê ainda a coleta e processamento digital de material genético de criminosos

Projeto de Lei do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) propõe a criação de um banco nacional de informações sobre autores de crimes sexuais e pedófilos e supre uma falha da legislação nacional tipificando o crime de pedofilia, já que o sistema jurídico nacional não define este tipo penal específico.

Leia em: http://surgiu.com.br/noticia/20499/projeto-de-lei-cria-cadastro-de-pedofilos-e-criminosos-sexuais-e-tipifica-crime.html

quinta-feira, outubro 27, 2011

Operação da PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas em 7 estados

Operação da PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas em 7 estados

Grupo trazia cocaína da Bolívia e maconha do Paraguai.
Durante as investigações, uma aeronave e 48 veículos foram apreendidos.


Leia em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/operacao-da-pf-desarticula-quadrilha-de-trafico-de-drogas-em-7-estados.html

Ex-policial rodoviário é condenado pela Justiça por cobrar propina de caminhoneiro

Caso ocorreu em maio de 2006 na BR-116, em Teófilo Otoni, e a sentença judicial só foi dada agora
Leia em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/10/26/interna_gerais,258391/ex-policial-rodoviario-e-condenado-pela-justica-por-cobrar-propina-de-caminhoneiro.shtml

Denúncias de crimes contra idosos em Minas crescem 63% em setembro

Maus-tratos familiares e abandono material foram os crimes mais denunciados neste ano.


Leia em: http://www.jornalaraxa.com.br/noticias/?SESSION=noticias&PAGE=noticia&ID=2217

Equipando uma aeronave de segurança pública

Simplesmente pintar as palavras “polícia” ou “bombeiros” em um helicóptero não o fazem um helicóptero para atuar em missões de segurança pública. O conjunto de equipamentos, aviônicos, etc é que verdadeiramente tornam a aeronave apta para cumprir suas missões.

Leia em: http://www.pilotopolicial.com.br/equipando-uma-aeronave-de-seguranca-publica/

Dez anos de anticoncepcional podem reduzir risco de câncer de ovário

Tanto a pílula anticoncepcional quanto a gravidez influenciam os níveis de hormônios que provocam tumores. Tomar a pílula por dez anos reduz o risco de uma mulher ter câncer de ovário quase pela metade, de acordo com um estudo. As informações são do Daily Mail

Leia em: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5436014-EI16560,00-Dez+anos+de+anticoncepcional+podem+reduzir+risco+de+cancer+de+ovario.html

quarta-feira, outubro 26, 2011

Tênis com GPS rastreia idosos com demência

Objetivo é fazer com que pacientes com Alzheimer não se percam.


Leia em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/tenis-com-gps-rastreia-idosos-com-demencia-20111026.html

Policial tem 35% do corpo queimado ao atender ocorrência em Goiânia

PM foi acionada para conter uma mulher que colocou fogo em um veículo.
Militar foi levado para o Hospital de Queimaduras em estado regular.

Leia em:


Projeto prevê infiltração de policiais na internet para investigar pedófilos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1404/11, do Senado Federal, que permite a infiltração de agentes policiais na internet para investigar crimes contra a liberdade sexual de criança ou adolescente. A proposta, elaborada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, acrescenta artigo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).


Leia em:
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/204574-PROJETO-PREVE-INFILTRACAO-DE-POLICIAIS-NA-INTERNET-PARA-INVESTIGAR-PEDOFILOS.html

Mulher é presa suspeita de levar cocaína em botões no DF

Uma marroquina foi presa no aeroporto de Brasília suspeita de carregar cocaína em botões de roupa. Ela estaria levando 5 kg de drogas. Leia em: http://noticias.r7.com/cidades/noticias/mulher-e-presa-suspeita-de-levar-cocaina-em-botoes-no-df-20111026.html

IBM nomeia primeira CEO mulher ao fim de 100 anos

Virginia Rometty, ou "Ginni" como é tratada, é a nova administradora executiva da tecnológica norte-americana, a quarta maior empresa do Standard & Poor’s 500.

Leia em:

Brasil sedia primeiro Encontro Mundial de Blogueiros, no PR

O Brasil será a sede do primeiro Encontro Mundial de Blogueiros, realizado entre quinta e sábado, 27 a 29 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Mais de 400 pessoas se inscreveram para participar dos painéis e debates sobre "o papel da blogosfera na construção da democracia", tema do evento. Haverá transmissão ao vivo pela página oficial - neste atalho http://bit.ly/tPSDtd.

Leia mais em: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/10/26/brasil-sedia-primeiro-encontro-mundial-de-blogueiros-no-pr/

Fifa aceita meia-entrada para idosos em 2014

por FS & AI Soccerex

A Fifa fez uma concessão para tentar formalizar com o governo brasileiro as leis para a Copa do Mundo de 2014 ao permitir a meia-entrada para idosos maiores de 65 anos. Esse tema tinha sido um dos principais obstáculos que tem impedido o Congresso Brasileiro de introduzir a Lei da Copa do Mundo, que precisa ser aprovada para que as condições financeiras e jurídicas da entidade entrem em vigor.

Leia mais em: http://www.finalsports.com.br/04/headline.php?n_id=168805

Número recorde de jovens e idosos é desafio para países, diz ONU

Nos países pobres, altas taxas de fertilidade minam desenvolvimento, enquanto baixa fertilidade nos ricos reduz ingresso no mercado de trabalho

Câmara aprova lei mais dura contra crimes de lavagem de dinheiro

Horas depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter mandado investigar o ministro do Esporte, Orlando Silva, acusado de envolvimento em um esquema de desvio de verbas, a Câmara aprovou nesta terça-feira, 25, o projeto de lei que endurece a legislação sobre crimes de lavagem de dinheiro no Brasil. A proposta foi aprovada em votação simbólica, por acordo entre todos os partidos, e agora será analisada pelo Senado.

Leia mais em: http://www.ojornalweb.com/2011/10/26/camara-aprova-lei-mais-dura-contra-crimes-de-lavagem-de-dinheiro/

terça-feira, outubro 25, 2011

OS 10 % DO EFETIVO FEMININO

Dr Humberto Magno Peixoto Gonçalves
 

As mulheres conseguiram notáveis vitórias nos últimos anos em sua luta histórica pela inserção no mercado de trabalho. Deixaram de ser simples dona de casas, quando sua vida girava em torno do grupo familiar (filhos e marido) e passaram a ser chefes de família. Conseguiram se inserir em todos os mercados de trabalho, não existindo mais restrições para os homens e mulheres, a não ser é claro nas Forças Armadas brasileiras. 

Nas Forças Armadas, mais propriamente na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, existe. Elas conseguiram a sua inserção nesse nicho de mercado à conta gotas: podem ser apenas 10% do efetivo operacional dessas Corporações.

Nos perguntamos: qual o parâmetro objetivo adotado pelo poder executivo mineiro para fixar o patamar de 10 % de mulheres para o preenchimento das cotas do efetivo de policiais e bombeiros militares. Quais foram os estudos científicos feitos para chegar nesse patamar místico de 10 %.  

Diante desse quadro das corporações militares mineiras, traço um paralelo com o Exército Vermelho Soviético que era composto por homens e mulheres, e numa nítida situação de inferioridade, conseguiram impedir o avanço nazista em direção à tomada de Moscou.

Os oficiais soviéticos tomaram uma decisão acertada ao admitirem mulheres em suas fileiras. Elas não estavam lá para atender à legislação de cotas, mas sim imbuídas no dever sagrado de defender sua pátria.  

Nosso governador deveria analisar a história do mundo e verificar que as mulheres em diversas oportunidades já demonstraram a sua capacidade de luta. 

Apenas para ilustrar, segundo vários estudos feitos na atualidade a população carcerária feminina  é a que mais cresce. Muito mais que 5 % ao ano.

Em inúmeras oportunidades os policiais militares masculinos tiveram e têm dificuldades  para realizar procedimentos de abordagem em mulheres pelo fato de não haver mulher na guarnição ou na Companhia no horário específico. O que corrobora a necessidade de um efetivo maior.

Limitar a entradas de mulheres nas corporações militares mineiras ao ínfimo percentual de 10 % significa uma prova cabal da incompetência do Estado em ver o óbvio: as corporações militares mineiras precisam de mais de 10 % de mulheres em seu efetivo operacional.


Frente em defesa da saúde da mulher será lançada na quarta

Será lançada na quarta-feira (26) a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde da Mulher. Entre os objetivos do grupo está criar políticas públicas específicas para o bem-estar das mulheres e acompanhar os projetos de lei que tramitam sobre o tema.

A presidente do colegiado, deputada Drª Elaine Abissamra (PSB-SP), acrescenta que, além de trabalhar para diminuir a mortalidade feminina, a frente quer discutir planejamento familiar e encorajar a pesquisa científica voltada para a saúde. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil. Já o tumor no colo do útero faz 4,8 mil vítimas anualmente.
Foram convidados para participar do evento: a mastologista Marianne Pinotti; a uroginecologista Sílvia Helena Coletti; o ginecologista José Carlos Abissamra; o prefeito de Ferraz de Vasconcelos (SP), Jorge Abissamra; os representantes do projeto De Peito Aberto, Vera Golik e Hugo Lenzi; e a atriz Rachel Ripani, que interpretou uma jovem com câncer de mama na novela Caras & Bocas, da Rede Globo.
A solenidade será realizada no auditório Freitas Nobre (anexo 4 da Câmara), às 9h30.
Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

ATIVIDADES DAS ANTIGAS RELAXAM A MULHER MODERNA

FAZER TRICÔ, CROCHÊ E BORDADO estimula o raciocínio lógico, aprimora a concentração, diminui a ansiedade e expande a criatividade


Fazer tricô e crochê não é exclusividade das avós. O movimento cadenciado das agulhas é uma terapia eficaz para mulheres que buscam bom humor e criatividade. A prática ainda estimula o raciocínio lógico, além de aprimorar a concentração, diminuir a ansiedade e expandir a capacidade criativa. Isso ocorre porque o tricô estabelece um tipo de meditação que melhora a autoestima no momento em que a peça produzida gera satisfação à sua autora.

“Faço bordados há mais de 15 anos. A sensação que tenho é de uma construção artística que ocupa a mente e atenua o estresse. Pintar, bordar e costurar não é amenidade, mas uma terapia que gera realização pessoal”, conta Maria Luiza Alves, diretora do Tribunal de Justiça de São Paulo, que encontrou nos hábitos antigos a válvula de escape para as cobranças do trabalho. “Cheguei a vender decorações que aprendi a fazer em aulas de artesanato. Não pelo dinheiro, mas pelo interesse das pessoas em comprar algo que você fez”, comenta.

Hormônios do tricô

A sensação de alegria que a diretora sentiu tem explicação científica: é provocada pela diminuição dos níveis de cortisol – hormônio ligado ao sentimento de estresse no trabalho – ao mesmo tempo em que se elevam os índices de serotonina no cérebro, secreção geradora de bem-estar e felicidade. Especialistas também defendem que os movimentos repetitivos feitos pela mulher durante o ponto cruz provocam um relaxamento corporal que regula a pressão sanguínea e ajudam a minimizar cãibras. “Tricotar é uma ação que estimula a capacidade de foco e a paciência, dada a mecânica cuidadosa da tricotagem. Esta técnica permite um contato reflexivo que leva ao autoconhecimento. Quem costura ou faz crochê precisa medir e calcular, operações insconcientes de soma e multiplicação”, argumenta Dra. Adriana Fonseca Pithan, psicóloga da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Tricotagem em grupo

É certo que costumes como tricotar ou bordado exigem razoável nível de concentração, o que não significa que seja necessário isolamento para isso. Em São Paulo, o grupo Terapeutas sem Fronteiras realiza trabalhos de apoio emocional, oferecendo, todas as quartas-feiras, cursos básicos e gratuitos de tricô que promovem a confraternização entre as mulheres participantes. Chamado de Tricô-Terapia, o curso também fornece kit básico para crochê e costura, bem como um certificado de conclusão de curso.

Retirado do site:www.saudeparaelas.terra.com.br

segunda-feira, outubro 24, 2011

Câmara dos Deputados aprova direito à desaposentação

Alteração na legislação permitirá ao aposentado o recálculo do seu benefício se voltar a trabalhar


Enquanto não regulamentado, os Aposentados que trabalham continuam brigando na justiça por novo cálculo do benefício.

Por meio da desaposentação os contribuintes pedem cálculo que inclua as contribuições referentes aos anos trabalhados após a aposentadoria.

Mais de 30% dos aposentados voltam a trabalhar após conquistarem a aposentadoria, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em razão da legislação atual, esses trabalhadores são contribuintes obrigatórios da Previdência Social. Em razão disso, muitos pedem na justiça a revisão do cálculo da aposentadoria para receberem um valor maior, já que contribuem sem qualquer contra-partida do governo.

O recurso da desaposentação permite ao aposentado que ainda trabalha pedir um novo cálculo do benefício, com a inclusão das contribuições previdenciárias referentes aos anos trabalhados após a aposentadoria. O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda vai decidir se os aposentados que continuam trabalhando poderão ter direito à desaposentação. Mas mesmo sem a decisão do STF, muitos aposentados já entraram na Justiça para reavaliação do cálculo. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que mais de 70 mil ações tramitam pleiteando a desaposentação.

Conforme consta de entrevista à TV JUSTIÇA, a advogada especialista em direito previdenciário, Silmara Londucci*, recomenda que antes de solicitar a revisão da aposentadoria, o aposentado deve solicitar o cálculo a um advogado para saber se realmente vale à pena entrar com o processo, “como não há legislação, a única forma de ingressar com o pedido de desaposentação é através da justiça. Observa-se, nos casos já ajuizados, que o valor do benefício pode aumentar consideravelmente. Há casos já deferidos liminarmente, em que os segurados estão recebendo o novo valor”.
Assista entrevista TV Justiça: link
http://www.youtube.com/watch?v=5oUpHK0uYTU

O Parecer do Relator, Dep. Antonio Bulhões (PRB-SP), está disponível no site da Câmara dos Deputados. O PL segue para Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.ÿ
 

Fonte: http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=7170
           

Laqueadura e vasectomia só são feitas no SUS após 25 anos ou 2 filhos

Muitos homens e, principalmente, mulheres que já tiveram filhos cogitam passar por um método de esterilização, como vasectomia ou laqueadura. Porém, essa decisão às vezes é tomada muito cedo, de forma impulsiva ou em momentos inapropriados, como depois do parto.

A recomendação médica é que esse tipo de procedimento seja feito após muita conversa e certeza entre o casal, já que a reversão é extremamente difícil.

Leia mais em:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/laqueadura-e-vasectomia-so-sao-feitas-no-sus-apos-25-anos-ou-2-filhos.html

domingo, outubro 23, 2011

Cuidador de idosos: um projeto para mudar a vida de milhões

      
Por conta da falta de uma regulamentação na formação e definição das atividades próprias do “cuidador de idosos”, e para instruir o PLS 284/11, que prevê a regulamentação da profissão, ocorreu nesta quinta-feira (20/10), audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), solicitada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Leia mais em: http://ptnosenado.org.br/textos/118-comissoes/4178-cuidador-de-idosos-um-projeto-para-mudar-a-vida-de-milhoes

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/10/escolaridade-e-formacao-especifica-sao-mencionados-em-debate-sobre-cuidador-de-idoso

quinta-feira, outubro 20, 2011

Cabo Cláudio candidata-se à Presidência do Centro Social de Cabos e Soldados da PMMG E BMMG

MOVIMENTO DEMOCRÁTICO EM PROL DOS INTERESSES DA FAMILIA POLICIAL E BOMBEIRO MILITAR

                                             REUNIÃO de chapa e composição de membros

O Cabo Cláudio Cassimiro Dias, o Cabo Áureo e o Cabo Pedro Gomes convidam a quem interessar, sócio ou não sócio para participar da 2a Reunião de debate e Composição de Chapa para concorrer a Eleição do CSCSPMBMMG, para o ano de 2012, e exposição acerca de projetos e perspectivas para o futuro da entidade.

Salientando que a 1ª Reunião foi um sucesso.

Venha, participe e convide colegas interessados em renovação no CSCSPMBMMG.

Data: 26 de outubro de 2.011.(quarta feira).

Horário: a partir das 18:30 horas.

Local: Avenida Amazonas, 5855, Gameleira, BH (próximo ao Hospital Sarah, em frente ao Parque de Exposição da Gameleira). Ônibus-Qualquer que passe em frente ao 5o Batalhão.

Favor confirmar presença, na medida do possível, no telefone: 87249733 ou 99447882. (Cabo Cláudio Dias).

“Policiais e Bombeiros do interior que desejarem participar da chapa e ou receber informações acerca da reunião, favor manifestar através do email: claudinhocd@ig.com.br

“... Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”(G.Vandré).

quarta-feira, outubro 19, 2011

Pesquisa revela insatisfação com segurança pública

Maioria reprova a política pública e têm medo

Veja mais em:


Mulher é presa com munições exclusivas

Polícia fazia ronda no bairro e desconfiou do comportamento dela

Uma mulher de 38 anos foi presa na última terça-feira (18) com mais de cem munições de uso exclusivo das Forças Armadas e duas armas no bairro Parque São Pedro, em Contagem (MG).

Todo o material estava na casa suspeita. De acordo com a polícia, agentes faziam ronda no bairro e suspeitaram do comportamento dela. Eles disseram que a mulher entrou correndo para dentro da residência quando viu o carro se aproximar.
Ela não contou sobre a procedência das munições, mas a polícia acredita que ela usava para proteger traficantes da região.

Fonte:

Estão abertas as inscrições para o projeto bolsa formação

Sandra Lima 

Desde o último dia 17, estão abertas as inscrições para o programa Bolsa Formação, do Ministério da Justiça, que encerram no dia 17 de novembro de 2011. Podem ser contemplados Policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários, agentes carcerários e peritos e guardas municipais de estados e municípios que fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e que tenham assinado o termo de adesão ao projeto Bolsa Formação.

O projeto Bolsa-Formação é uma transferência direta de renda, com condicionalidades, que beneficia profissionais de segurança pública e justiça criminal em todo país.

Podem participar profissionais que recebam remuneração mensal bruta de até R$ 1.700,00. Considera-se remuneração mensal o salário bruto excluído férias e 13º. O profissional não pode ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave, nos últimos cinco anos; Não possuir condenação penal nos últimos cinco anos, e frequentar, a cada doze meses, ao menos um dos cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública ou pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça.

Somente será admitido o cadastro do profissional que atenda a todas as condições prescritas no Bolsa-Formação, inclusive estar matriculado ou ter participado de curso oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O cadastro será submetido ao Representante Institucional e ao Gestor Estadual, nos casos dos agentes de segurança pública estadual, ao Municipal, nos casos das guardas municipais, e homologado pelo Gestor Federal.

Os interessados devem acessar o site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br para fazer sua inscrição. Caso não consiga, entre em contato com a gestão federal pelo telefone (61) 2025-3413 begin_of_the_skype_highlighting (61) 2025-3413 end_of_the_skype_highlighting ou 2025-3599, das 08h às 12h e das 14h às 18h, ou pelo e-mail bolsaformacao.senasp@mj.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
 

Municípios receberão núcleos de Justiça Comunitária

O Ministério da Justiça vai investir R$ 3,3 milhões na criação de nove núcleos destinados a atender a população na resolução pacífica de conflitos e orientação sobre direitos. A iniciativa, publicada pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, é o resultado final da seleção de projetos de Núcleos de Justiça Comunitária. Os municípios que receberão os novos espaços são: Canoas (RS), Refice (PE), Natal (RN), Novo Hamburgo (RS), Arapiraca (AL), São Leopoldo (RS), Contagem (MG), Santo André (SP) e Cariacica (ES).


Leia em:


terça-feira, outubro 18, 2011

ONU autoriza retirada gradual de homens da Força de Paz no Haiti

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou no dia 14 - sexta-feira (14) a retirada de 3,2 mil militares estrangeiros que atuam na Força de Paz no Haiti. A retirada deverá ocorrer de forma gradual. A medida foi tomada porque a comunidade internacional concluiu que o governo do presidente do Haiti, Michel Martelly, tem condições de administrar as questões de segurança e paz internas.

Desde 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) está em atuação na tentativa de garantir a segurança e a paz na região que sofre com a ação de guerrilhas urbanas. Com graves problemas sociais, como por exemplo, falta de infraestrutura e desemprego, o país é considerado um dos mais violentos do mundo.

Leia em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/10/14/onu-autoriza-retirada-gradual-de-homens-da-forca-de-paz-no-haiti

Governo quer reter verbas de Estados que não informarem dados de crimes

Segundo o ministro da Justiça, a intenção é forçar os Estados a forneçer números confiáveis sobre a criminalidade em cada local

O governo federal deixará de repassar verbas destinadas à área de segurança pública aos Estados que não informarem corretamente as estatísticas sobre a criminalidade, disse nesta segunda-feira (10) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a decisão constará de medida provisória que será assinada pela presidenta Dilma Rousseff criando o sistema nacional de estatística e informação em segurança pública.

Leia em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/governo-quer-reter-verbas-de-estados-que-nao-informarem-dados-de-crimes/n1597266229823.html

Capacitação gratuita para cuidadores de idosos

Acontece nesta terça-feira (18) Curso Básico, gratuito, para Cuidadores de Idosos. As atividades acontecem a partir de 19h30, no Auditório Faculdade de Medicina de Barbacena numa promoção da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia.

Leia em: http://www.barbacenaonline.com.br/noticias.php?c=7243&inf=5

No âmbito do Dia Mundial da Menopausa, urge a desmistificação do problema

Menopausa: Mulheres temem por desconhecimento.

Hoje, 18 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Menopausa, e o alerta é dado pela Sociedade Portuguesa de Menopausa que, em entrevista exclusiva ao Sapo Mulher, fala sobre os efeitos deste mal e como podem ser prevenidos e/ou enfrentados.
Mário Sousa revela que “quando uma mulher entra nesta fase da sua vida deve recorrer ao seu médico e referir os seus sintomas, expor as suas dúvidas e angústias, perguntar quais os tratamentos e modificações do seu estilo de vida a seguir. Sem dúvida que este a vai aconselhar, medicar se esse for o seu caso, para além de um exercício físico regular, uma dieta equilibrada, redução do consumo de álcool, deixar de fumar…”

Leia em http://mulher.sapo.pt/actualidade/noticias/-menopausa-mulheres-temem-por-1194503.html

segunda-feira, outubro 17, 2011

POLICIAIS AMEAÇADOS, AGENTES PENITENCIÁRIOS ACUADOS E O SISTEMA PENITENCIÁRIO FRAGILIZADO

CABO CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS
Criminólogo

Nos dias atuais percebe-se que agentes penitenciários, policiais civis e militares e agentes do sistema de defesa social, e até juizes estão sendo vitimados e ameaçados pelos marginais. Exemplo disso é a relação de procurados postada em toda a mídia brasileira, de marginais de Minas Gerais. Inclusive 5 (cinco) deles já foram presos.
Mas, essa lista de procurados é apenas uma gota d’água no oceano, pois nossos policiais estão acuados e de mãos amarradas, pois os marginais têm mais direitos que os agentes que representam o estado. Antes que os policiais militares terminem o B.O. (Boletim de Ocorrência) os marginais são liberados, pelas leis que lhes são benevolentes.
O estado não consegue punir os marginais, e os policiais são punidos, a todo momento, e ameaçados conjuntamente com suas famílias.
A morte da juíza Patrícia Acioli trouxe à tona um debate mais acirrado acerca do tema. Pois o sistema demonstra falhas e mesmo fragilidade por parte do Estado.
Há algum tempo atrás os marginais não tinham coragem de ameaçar policiais, pois sabiam que o resultado não seria nada bom para eles.
Não se quer aqui criar uma polícia violenta e que aja como na lei de Talião “olho por olho, dente por dente”, porém, que as autoridades façam valer a lei.
Nossos representantes e sociedade organizada devem iniciar um debate centrado na proteção aos policiais, como guardiães da sociedade, para que num futuro muito próximo não ocorra uma inversão total de valores, onde o cidadão de bem fique preso, e o cidadão, dito infrator transite livremente praticando crimes e ameaçando policiais ao bel prazer. Afinal, Polícia é polícia e pronto.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CSCSPMBMMG em 2012. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar.

domingo, outubro 16, 2011

LIBERDADE DE EXPRESSÃO: O PAPEL DOS BLOGUEIROS

Cláudio Cassimiro Dias, Cabo PM

                A Constituição Federal prevê na parte destinada aos direitos e deveres individuais e coletivos, a liberdade de expressão.
                Ocorre que a mídia escrita, televisiva, falada e virtual sofre bombardeio constante de todos os lados, pois, dar a notícia em tempo real e muitas das vezes retratar a cena de um acidente, catástrofe, crime e outros acontecimentos se faz em curto espaço de tempo e as vezes com informações parcas acerca do fato. É claro que existem também os tablóides sensacionalistas e não muito comprometidos com a verdade fática, mas preocupados em encher os bolsos com a infelicidade de outrem.
                A função dos repórteres, jornalistas, comentaristas, e atualmente, os Blogueiros é bastante controversa, pois, se dá boas notícias, palmas para eles, mas se dão notícias nas quais tem de emitir um parecer ou um entendimento do fato, se tem de criticar ou fazer apontamentos, denúncias e questionamentos, aí começa a face ruim do propagador da noticia, informativo, ou artigo.
                Informar com senso crítico se torna uma tarefa delicada, pois, o Blogueiro de posse de uma informação, a processa e cria sua forma de informar no blog, seja com uma abordagem mais critica ou simplesmente com uma abordagem informativa.
                Quando envolve nome de pessoas, o Blogueiro deve ter em mente, que da mesma maneira que a Constituição protege a Liberdade de Expressão (Imprensa), protege também o direito do cidadão em não ter seu nome ou imagem divulgados de maneira a expor vexatória ou difamatória.
                Na verdade, a lei prevê nos crimes contra a honra, a calúnia, a injúria e a difamação com reprimendas e mesmo pagamento de indenização, e ainda o direito de resposta da pessoa ofendida.
                Aos Blogueiros cabe um papel muito importante de informar aos leitores com responsabilidade e comprometimento com um bom resultado e prestação de serviço pelo blog que gerencia.
                Com o advento da Internet, os Blogueiros vieram somar com os outros meios de comunicação social, e, conseqüentemente, passaram a ter responsabilidades concernentes aos jornalistas e pessoas ligadas a divulgação de noticias.
Mas, é totalmente possível informar e fazer a crítica jornalística ou a crítica “bloguistíca” sem ferir a imagem ou o nome das pessoas, e para isso, basta que o responsável pelo blog observe os limites legais.
Não se trata de nada novo, pois independente de ser Blogueiro ou não, qualquer pessoa que fira a imagem de outrem esta sujeito a apenação nos termos da lei, retratação, oferecimento de espaço do mesmo tamanho e página para que o ofendido tenha oportunidade de “limpar sua imagem”, dentre outras previsões legais.
Como Blogueiro e atendendo solicitação de colegas Blogueiros que, diga-se de passagem, em sua grande maioria têm prestado excelente trabalho informativo à sociedade fica minha recomendação: que informem, e informem muito, mas, com responsabilidade e comprometimento com a ética e a boa vivência entre pessoas civilizadas.

* CLAUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, Poeta e escritor, Especialista (Latu Sensu) em Criminologia, Bacharel em Direito, Bacharel em Historia, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Policia Militar de Minas Gerais, Cadeira 28, Ex-Diretor Jurídico do CSCS/PMBMMG, Representante dos Militares da Ativa no Conselho de Previdência do Estado (CEPREV/MG), Pesquisador da Historia Militar e palestrante.(gestor do BLOG DO CABO CLAUDIO DIAS).

sábado, outubro 15, 2011

Saúde da mulher: prevenção contra o HPV

O HPV – vírus do papiloma humano – é um vírus com mais de 200 variações e um dos vírus que mais afeta a saúde da mulher. A principal forma de transmissão deste vírus é através do contato sexual. Apesar das suas muitas variações apenas 4 causam a maioria das infecções, afetando a saúde da mulher.
O vírus pode manifestar-se de forma benigna, como no caso das verrugas na pele, mas pode afetar a saúde feminina causando verrugas vaginais e nos casos mais graves pode mesmo provocar o câncer no colo do útero, que juntamente com o câncer dos seios é dos canceres mais frequentes nas mulheres. Por esse motivo é necessário se prevenir contra o vírus.
Uma das formas de prevenção é através do uso de camisinha no ato sexual e da redução de parceiros sexuais, é necessário também manter hábitos e cuidados higiênicos e manter uma alimentação saudável, já que uma boa alimentação é uma das melhores formas de evitar problemas de saúde. É também muito aconselhável, diria obrigatório, fazer regularmente consultas de saúde da mulher numa ginecologista e fazer os exames de prevenção, como a citologia.
33009  tipos de hpv 300x225 Saúde da mulher: prevenção contra o HPV
Se o vírus for detectado precocemente poderá ser tratado mais facilmente. Atualmente a melhor forma de prevenir o vírus é através da vacina contra o HPV, que protege a saúde feminina contra os quatro tipos do vírus mais perigosos, o 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros são os principais causadores de verrugas genitais, enquanto o 16 e 18 são os principais responsáveis pelo câncer do colo do útero. Existe ainda outra vacina para proteger apenas contra as variações 16 e 18. A vacina é recomendada para mulheres entre os 9 e 26 anos, sendo aconselhável a vacinação antes de se iniciar a vida sexual. Se já não tiver idade para tomar a vacina não se preocupe, siga as recomendações do seu médico ginecologista para uma boa prevenção e faça o rastreio anual. E lembre-se: é melhor prevenir que remediar!

http://www.mulherweb.com.br/saude-da-mulher-prevencao-contra-o-hpv/

Dia Mundial de Lavar as Mãos: reduzir índice de mortalidade infantil



Cidade do Vaticano (RV) - Celebra-se, neste sábado, o Dia Mundial de Lavar as Mãos.

A iniciativa é comemorada, a cada ano, em 15 de outubro, e se realiza em diversos países e tem como objetivo ressaltar a importância de lavar as mãos. No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva seus 223 mil voluntários a levar essa informação para as famílias e comunidades.

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), todos os anos mais de 3 milhões e 500 mil crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas.

É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% das que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos, várias vezes ao dia, fosse um hábito.

A Pastoral da Criança e a marca Lifebuoy desenvolvem, desde 2010, ações que incentivam o ato de lavar as mãos. A marca e a Pastoral da Criança preocupam-se com o desenvolvimento saudável das crianças e utilizam informações educativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Lifebuoy e a Pastoral da Criança distribuíram mais de 131 mil sabonetes e 394 mil panfletos explicativos a 116 mil famílias de vários municípios dos Estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina.

Com tal iniciativa pretende-se diminuir o elevado índice de mortalidade infantil no Nordeste, Sudeste e Sul. (MJ)


http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=529242


A solidão é um "assassino oculto" do idoso

A solidão é o "assassino invisível" do idoso, que ameaça a saúde, tanto quanto a obesidade ou o tabagismo. O alerta é de uma campanha – Campaign to EndLoneliness – organizada por ONGs britânicas, que alegam que o custo emocional da solidão pode ser conhecido, mas os danos físicos provocados por ela têm sido negligenciados.
Britânicos promovem campanha contra o fim da solidão na velhice.
Leia mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--64-20111011&tit=a+solidao+e+um+assassino+oculto+do+idoso

sexta-feira, outubro 14, 2011

Governo planeja privatizar a segurança pública

Jornal do Brasil

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) adverte que o projeto do “Estatuto da Segurança Privada”, elaborado na Polícia Federal, apenas abriu a discussão sobre a regulamentação do setor, mas o lobby das empresas o festeja como uma grande vitória. Prevê a contratação de empresas privadas para serviços de segurança armada em presídios, transportes coletivos e eventos, como jogos de futebol e shows.

Fonte: http://www.jb.com.br/claudio-humberto/noticias/2011/10/13/governo-planeja-privatizar-a-seguranca-publica/

Viaje num mapa-mundo interativo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem disponível no seu site um mapa-mundo interativo onde congrega num interface simples e prático todos os indicadores estatísticos relevantes dos quase 200 países existentes em todo o mundo.

Desde os números da população, passando por indicadores económicos e sociais e dados relativos à performance dos países relativamente ao ambiente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresenta uma ferramenta que permite, igualmente, comparar as diferentes informações estatísticas entre os diversos países.

O mapa-mundo inclui mesmo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, que postulam determinados objetivos sociais e relativos à qualidade de vida que devem ser atingidos até 2015.

A aplicação permite, assim, ver em que áreas os países estão mais próximos de cumprir as metas estabelecidas pelas Nações Unidas, ou em que dados alguns países quase não fizeram progressos.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/viaje-num-mapa-mundo-interativo=f680241#ixzz1al2RsKNy

Policial preso preventivamente sem condenação final tem HC deferido

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu o pedido de Habeas Corpus (HC 101537) impetrado pela defesa do policial militar Paulo Roberto Teixeira Xavier, preso preventivamente sem decisão condenatória transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso). Ele seria o coordenador de uma quadrilha, composta por civis e militares, especializada na exploração de jogos de azar, por meio de máquinas eletrônicas caça-níqueis, com ramificação na Bolívia.
A decisão do colegiado entendeu que os fundamentos da sentença não foram capazes de respaldar a prisão. Segundo o relator, ministro Marco Aurélio, “a ordem natural das coisas” deve ser observada. Primeiro, “os fatos devem ser apurados para, depois de formalizada a culpa, com decisão condenatória transitada em julgado, proceder-se à execução da pena, ou seja, a prisão”. Para o ministro, não surgiram fundamentos diversos para que o acusado fosse levado à restrição da liberdade.
O ministro Dias Toffoli, concordando com o argumento de ausência de fundamentos para a prisão preventiva, ressaltou que o policial militar se encontra preso provisoriamente desde maio de 2009, “ainda com a hipótese de reverter essa condenação em juízo de apelação”. De acordo com o ministro, ele foi condenado, em primeiro grau, a 84 meses de reclusão em regime fechado, ou seja, já completou um terço da pena. Sendo definitiva, a defesa já poderia requerer uma eventual progressão da pena, com o cumprimento de um sexto dela.
Como houve empate na votação do HC, a Turma aplicou a decisão mais favorável ao réu, conforme previsão legal, e concedeu o pedido de liberdade ao policial militar, por entender que não subsistem as razões para a manutenção da prisão, uma vez que a defesa interpôs recurso de apelação no Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS), para que seja confirmada ou não a sentença condenatória. Ficaram vencidos os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia Antunes Rocha, que denegavam o pedido da defesa.

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=191415

Dois militares vão a júri popular pela morte de homem e sobrinho em BH


Dois policiais militares, acusados de matar um adolescente e o tio dele em fevereiro deste ano, vão ser levados a júri popular. A decisão foi publicada no Diário do Judiciário nesta quinta-feira (13), de acordo com o Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.
Conforme denúncia do Ministério Público, no dia 19 de fevereiro, por volta das 2h, na região do Aglomerado da Serra, os dois policiais acusados e um terceiro, já falecido, atiraram em Jéferson Coelho da Silva, de 17 anos, e Renilson Veriano da Silva, de 39.
A denúncia alega que o assassinato de Renilson Veriano da Silva foi cometido “sem qualquer razão útil ou necessária” e com uso de recurso “que impossibilitou por completo” a defesa da vítima. Também afirma que a morte do adolescente foi provocada para assegurar a impunidade do primeiro homicídio e, igualmente, foi cometida mediante recurso que impossibilitou sua defesa.
Segundo o fórum, pelas razões apresentadas, os policiais foram acusados de homicídio duplamente qualificado. Eles foram acusados ainda de posse irregular de dois revólveres com numeração raspada e vão responder também por este crime. Eles teriam “plantado” as armas no local dos acontecimentos para justificarem o ataque realizado.
Durante o processo, 24 testemunhas foram ouvidas, além dos depoimentos dos acusados. Segundo a Justiça, a defesa dos policiais argumentou que eles agiram em legítima defesa. À época dos assassinatos, a Polícia Militar afirmou que os militares faziam operação no aglomerado e foram recebidos a tiros.
O juiz determinou que os réus aguardarem a fase de recursos presos em estabelecimento prisional a ser indicado pelo Comando-Geral da Polícia Militar.
Entenda o caso
Na madrugada de sábado (19), Jéferson Coelho da Silva, de 17 anos, e Renilson Veriano da Silva, de 39, foram baleados e morreram no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Após as mortes, moradores e policiais entraram em conflito e três ônibus foram incendidados, dois no sábado (19) e um no domingo (20).
Segundo informou a Polícia Militar, cerca de 20 pessoas estariam vestidas com fardas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) no sábado (19), no Aglomerado da Serra e, com a chegada da PM, teria começado um tiroteio. Moradores do aglomerado contestam a versão policial. Eles dizem que não houve troca de tiros, mas sim, que os disparos teriam sido feitos apenas pelos policiais. Um laudo de necropsia feita por peritos do Instituto Médico Legal (IML), divulgado pela Polícia Civil na quinta-feira (24), dá conta que Jéferson Coelho da Silva e Renilson Veriano da Silva foram mortos com tiros de arma de grosso calibre. Os tiros teriam sido disparados à distância curta e no peito dos homens, segundo a Polícia Civil.
A Polícia Civil também investiga o caso e um Inquérito Policial Militar também foi aberto. O Ministério Público Estadual acompanha a apuração sobre as duas mortes.
De acordo com a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), cerca de 50 mil pessoas moram no Aglomerado da Serra – aproximadamente 14,4 mil famílias. O aglomerado é o maior complexo de favelas de Belo Horizonte, e está localizado na Região Centro-Sul da capital perto dos bairros Santa Efigênia, Serra, Cruzeiro, entre outros. Ele é composto por seis vilas, Cafezal, Marçola, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Conceição e Novo São Lucas.
 

sábado, outubro 08, 2011

Foz do Iguaçu recebe debate sobre segurança pública nacional

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=29172&op=gente

Vírus do sexo oral causa câncer, diz estudo

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/virus-do-sexo-oral-causa-cancer-diz-estudo-07102011-22.shl

AGRADECIMENTO DE UM POLICIAL MILITAR DA CAPITAL AOS POLICIAIS DO INTERIOR

                                                                      CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS – CABO PM

Certo dia eu estava de serviço na Polícia Militar, no patrulhamento ostensivo, e me veio a mente uma questão que muitas das vezes não paramos para pensar.
Aqui na Capital, nos temos toda a estrutura para fazer nosso policiamento, como viaturas de área, policiamento especializado de todas as espécies, aeronave, canil, Gate, choque, velado, tático móvel, GER, GEPAR, e tantos outros policiais especializados em todos os tipos de policiamento.
Pensei então, nos colegas policiais que trabalham no interior, sobre as dificuldades que enfrentam para fazer o mesmo serviço que fazemos aqui na Capital, e sem esse mesmo suporte que nós temos aqui na Capital do Estado.
Foi então que tive a idéia de criar esse AGRADECIMENTO dos policiais da Capital aos policiais do Interior.
Todos com seu valor independente de trabalhar na Capital ou no Interior. Porém, fica aqui meu agradecimento, em nome de todos os policiais militares, civis e outros colegas da área de Segurança Pública, agradecimento esse aos colegas que fazem das “tripas coração”, para dar conta da tarefa de proteger a Sociedade e manter a Ordem Pública.
De coração fica nosso agradecimento aos senhores e senhoras que com as dificuldades e falta de recursos do Interior, ainda assim elevam o nome de nossa Corporação. Tenho certeza que minha voz nesse momento é a voz de cada policial militar que serve nossa Gloriosa Corporação.
Um abraço a cada policial, a cada cidadão que veste farda e que coloca a vida das pessoas a frente da própria vida.
Nosso respeito e extensa admiração.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, Poeta e escritor, Especialista (Latu Sensu) em Criminologia, Bacharel em Direito, Bacharel em Historia, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Policia Militar de Minas Gerais, Cadeira 28, Ex-Diretor Jurídico do CSCS/PMBMMG, Representante dos Militares da Ativa no Conselho de Previdência do Estado (CEPREV/MG), Pesquisador da Historia Militar e palestrante.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Maquiagem faz mulher parecer mais competente, diz pesquisa


Pesquisa fotografou mulheres com e sem maquiagem. Foto: Getty Images Pesquisa fotografou mulheres com e sem maquiagem
Foto: Getty Images
  •  estudo descobriu que a maquiagem não deixa apenas a mulher mais bonita, mas dá mais confiabilidade e competência a ela aos olhos das outras pessoas. As informações são do site Jezebel.
Pesquisadores da Harvard e do hospital Massachusetts fotografaram mulheres entre 20 e 50 anos sem maquiagem. Em seguida, eles tiraram fotos das mesmas pessoas em três estilos de maquiagem: natural, profissional e glamourosa.
As imagens foram mostradas a um grupo de 250 pessoas que julgaram quais transmitiam mais simpatia, competência e confiabilidade. As fotos em que elas estavam maquiadas derrotaram as em que as mulheres estava de cara limpa.
A exceção foi o look glamouroso. Os participantes classificaram algumas senhoras maquiadas como menos confiáveis, no entanto, ainda mais competentes. A pesquisa examinou o impacto da maquiagem e como as mulheres ocidentais usam o artifício para controlar como serão percebidas.