terça-feira, novembro 15, 2011

Chuva causa desabamentos e inundações em BH e região metropolitana

 O caso mais grave foi no Bairro Ipiranga em BH, onde o muro de uma casa desabou e deixou cinco famílias desalojadas.

Leia em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/11/15/interna_gerais,262012/chuva-causa-desabamentos-inundacoes-em-bh-e-regiao-metropolitana.shtml

Conselho Tutelar foi avisado sobre agressões a bebê, dizem vizinhos

Polícia apura atuação de conselheiros tutelares em Ribeirão Pires, Grande SP.
Casal foi preso suspeito de assassinar menino de 2 anos; suspeitos negam.

O Conselho Tutelar de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, havia sido avisado havia dois meses sobre supostas agressões de um casal a uma criança de 2 anos de idade, informaram vizinhos e parentes do homem e da mulher que foram presos após a morte do menino no domingo (13) suspeitos de assassinato. A Polícia Civil vai investigar a atuação dos conselheiros tutelares no caso para saber se eles podem ser responsabilizados de algum modo pelo que ocorreu com a vítima.

Leia em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/11/conselho-tutelar-foi-avisado-sobre-agressoes-bebe-dizem-vizinhos.html

Mulher diz que perdeu bebê porque não teve atendimento médico no DF

Grávida teria tentado atendimento no Hospital de Ceilândia e pelo Samu.
Secretaria de Saúde diz que dará resposta sobre o caso nesta quarta-feira.

Uma mulher grávida de quatro meses, no Distrito Federal, diz que perdeu o bebê porque não conseguiu atendimento no Hospital Regional de Ceilândia no último domingo (13).

Leia em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/11/mulher-diz-que-perdeu-bebe-porque-nao-teve-atendimento-medico-no-df.html

ONU: crianças de 3 anos realizam trabalho forçado no mundo

A relatora especial das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, Gulnara Shahinian, denunciou nesta segunda-feira que existem crianças que começam a trabalhar aos 3 anos, sendo que aos 9 anos muitas delas já estão vulneráveis à exploração sexual. Com um discurso firme, Gulnara fechou o último dia de um congresso organizado pela ONG Proyecto Solidario em Toledo, na Espanha.
O ator e escritor Fernando Guillén Cuervo também esteve no evento para apresentar o documentário Vilaj, que aborda a vida das crianças haitianas. Segundo Gulnara, que passou os três últimos anos pesquisando sobre o trabalho infantil, o número de meninos e meninas que são forçados ao trabalho supera os 215 milhões, levantamento apontado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT).

Leia em:  http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5470256-EI294,00-ONU+criancas+de+anos+realizam+trabalho+forcado+no+mundo.html

Brasil tem 96 mortes por dia de bebês de até 1 ano

Recorte inédito do Censo mostra que alto índice de óbitos atinge, além da zona rural, cidades médias e capitais da Região Norte
 
Levantamento inédito do Censo 2010, em que a população deu informações sobre óbitos nas famílias, indica que, em média, 96 bebês morrem por dia no Brasil. A taxa de mortalidade dos bebês - que se refere a crianças de até 1 ano de idade - é de 3,4% em relação ao total de mortes registradas no País.

Para se ter uma ideia de como esse índice é elevado, a população brasileira nessa faixa etária corresponde a 1,42% do total de habitantes. Além de municípios pobres da zona rural, o Censo revela que a taxa de mortalidade de bebês também é alarmante em cidades médias e em capitais da Região Norte.

Entre agosto de 2009 e julho de 2010, houve 1,034 milhão de óbitos no País, mostram os números dos Resultados Preliminares do Censo 2010 divulgados no site do IBGE em junho passado. Desse total, 35.075 (3,4%) foram mortes de crianças de até 1 ano. Os números estão disponíveis no site ibge.gov.br, no banco de dados Sidra, tabela 3.151. Acompanhamento médico deficiente de gestantes e recém-nascidos, carência de serviços básicos e falta de profissionais de saúde são algumas causas das mortes de bebês.

Leia em: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/brasil-tem-96-mortes-por-dia-de-bebes-de-ate-1-ano-,30339.shtml

Feriado deve ser de chuva forte e volumosa no Sudeste

As áreas de instabilidade associadas ao ar abafado e ao deslocamento de dois sistemas de baixa pressão no mar e no interior do continente ainda espalham muitas nuvens carregadas de chuva entre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em todas estas localidades o risco de chuva forte e volumosa é alto, segundo a Climatempo. No Sul ainda há muitas nuvens de chuva devido à proximidade destas instabilidades. Já em quase todo o Nordeste o predomínio é de uma grande massa de ar seco e quente que inibe a formação de nuvens carregadas. As nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão espalhadas pelo Norte do Brasil.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5470991-EI8139,00-Feriado+deve+ser+de+chuva+forte+e+volumosa+no+Sudeste.html

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Especialistas alertam sobre crimes 

DANILO SANS
O assassinato das irmãs Roberta e Renata Yoshifusa, 16 e 21 anos, respectivamente, na noite da última sexta-feira, na Vila Oliveira, causou, além de espanto, muita indignação. Pelas circunstâncias, ganhou repercussão nacional. No entanto, psicólogos e especialistas em criminalidade afirmam que o fato de o crime ter sido causado por alguém de confiança da família e, ainda por cima, dentro de casa, não é algo tão fora do comum: pelo menos 70% dos estupros são causados por pessoas próximas às vítimas.


Conforme conta o especialista em segurança pública e privada e pesquisador criminal, Jorge Lordello, a violência contra a mulher ocasionada por pessoas próximas, como marido, namorado, parente ou mesmo empregado é algo que acontece bastante no País e há muito tempo.

Apesar de não ser um consenso entre os entrevistados, Lordello aponta para o fato de a beleza ser determinante em casos de estupro. "Pelas minhas pesquisas, é possível dizer que as mulheres mortas neste tipo de crime eram, na maioria, bonitas", revela. Ele diz que para uma pessoa com desvio de conduta sexual, isso pode ser decisivo.

Ele aponta o caso da vendedora Vanessa de Vasconcelos Duarte, morta aos 25 anos na Grande São Paulo. "O rapaz se interessou por uma menina do mesmo bairro sem conhecê-la. A beleza física fez com que ele a monitorasse para poder cometer um sequestro, estuprar e assassinar", lembra.

No caso da Vila Oliveira, os 15 anos que o assassino, Antonio Carlos Rodrigues da Silva Junior, de 30 anos, conviveu com a família das vítimas, Renata e Roberta Yoshifusa
(leia mais na página 5), também pode ter sido um determinante para o crime. "A confiança que as pessoas depositaram nele mostra o absurdo da violência, mas também revela como o tempo pode fazer este tipo de atração crescer e culminar em um crime", aponta.

O especialista está desenvolvendo um estudo sobre os "Sinais Exteriores da Violência" e alerta para o fato do criminoso, antes da prática do delito, demonstrar alguns sinais que podem ser percebidos pela vítima. "No caso de um possível abuso, a mulher começa a sentir um olhar diferente, uma frase incomum, um jeito estranho de encostar", fala, alertando que "esses crimes bárbaros não acontecem de um dia para o outro, mas é um processo que vai se desenvolvendo na cabeça do criminoso e que deixa algumas pistas", completa.
Alerta
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em vítimas de crimes sexuais, Cândida Plaza Teixeira diz ser impossível prever que algo assim possa acontecer, mas deixa um alerta: "Acho que isso deve ser utilizado como advertência. Se você não conhece a pessoa, não deve deixá-la dentro de casa. Pela minha experiência, sei que pelo menos 70% dos casos de estupro são ocasionados por pessoas consideradas conhecidas pela família", fala.

Em um ponto ela é enfática: "A culpa nunca será dos pais ou da vítimas. Independentemente dos fatos, o responsável é sempre o agressor e isso nem deve entrar em discussão", complementa.

A psicóloga chama a atenção para o fato do criminoso não demonstrar um perfil de psicopata. "Ele parece ter outros valores na vida, como filhos. Para mim, é um criminoso comum que tem que ser entendido como uma pessoa má" aponta.

O psicopata, conta a especialista, é uma pessoa semi-imputável, tendo o direito de cumprir a pena em uma casa de custódia. "O criminoso comum vai para a cadeia, que é para onde eu acho que ele mereça ir", acrescenta.

Ela também cita o longo convívio do assassino com a família das vítimas. "Se ele fosse mesmo um psicopata, teria feito isso antes. Naquela hora, deve ter aparecido a oportunidade e ele cometeu essa maldade", opina.
Trauma
Segundo a psicóloga especialista em traumas, Marjori Lotufo, a tragédia que acometeu família e amigos pode se desenvolver para um Transtorno de Estresse Pós-traumático (Tept). "As lembranças específicas deste episódio pode disparar a firmação de padrões defensivos de comportamento, por exemplo, medos exacerbados, que se tornam inapropriados, trazendo desajustes significativos à vida cotidiana", explica. O estado ansioso, de acordo com ela, também deve afetar a família. "As alterações físicas como taquicardia, sudorese, hiperventilação, aumento da pressão arterial e as alterações psíquicas, como apreensão, inquietude e alerta fazem parte do quadro traumático", completa.

"Deve-se recorrer à psicoterapia quando o sofrimento for expressivo a ponto de limitar a vida diária, ou quando perdurarem sintomas como memórias recorrentes do trauma, distanciamento afetivo, pensamentos indesejáveis, insônia, irritação, alterações cardiovasculares, fraqueza, tonturas, tremores, culpa, pânico, raiva, tristeza e outros", esclarece.

Fonte: http://odiariodemogi.inf.br/cidades/noticia_view.asp?mat=33020&edit=6

Curso na China ensina esposas a tirar amantes da vida do marido

Um instituto privado de Pequim iniciou o primeiro curso para ensinar mulheres casadas a abordar os problemas de casal e lutar contra a amante, informou nesta terça-feira o jornal Pan Dao. Segundo o diretor do chamado "Instituto das Esposas", Fei Yang, o mais importante para combater a "terceira pessoa" é descobrir "se são verdadeiras ou falsas", ou seja, se podem ou não destruir o casamento e a família.

Leia em: http://mulher.terra.com.br/noticias/0,,OI5470999-EI16612,00.html

Um basta à violência contra a mulher

Grupos da IURD se mobilizam em prol daquelas que sofrem ou já sofreram algum tipo de abuso.


Leia: http://www.arcauniversal.com/iurd/noticias/um-basta-a-violencia-contra-a-mulher-8653.html