terça-feira, setembro 13, 2011

VAMOS PENEIRAR NOSSAS OPINIÕES

 A inércia e a falta de participação política nos levam a termos de aceitar o que nos oferecem e deixarmos de exigir o que temos direito

Pense bem, no que você faz dos seus dias livres, das suas horas de ócio. Aquelas em que poderia estar se informando, se educando, enfim se empoderando. Sim, porque empoderar­-se também significa deter conhecimento, informação, experiência, sabedoria, prudência.
O que nos move para frente são nossos interesses particulares, e muitos deles são comuns a uma coletividade, a uma classe ou a uma comunidade, então porque não nos juntarmos e somarmos forças para conseguirmos o que queremos.

Precisamos estar alertas para não sermos manipulados; precisamos estar dispostos a nos inteirarmos melhor sobre os fatos antes de emitir qualquer opinião. Muitas vezes somos feitos de bobos, manipulados, enganados graças à nossa própria ignorância.
Não permita a si mesmo sentir-se um beócio. Beócios são massa de manobra de políticos, de chefes, de colegas mal intencionados, e quando ao final nos resta apenas lamentarmos tanta burrice e nos indignarmos com tanta canalhice daquele que abusou de nossa boa fé, já é tarde para recuperarmos nossa dignidade.

Então caros amigos, a solução é praticar no seu dia-­a-­dia o difícil exercício de usar as três peneiras de Sócrates.
As peneiras da verdade, da bondade e da utilidade servirão para que nunca prejudiques alguém e jamais faças papel de bobo, sendo manipulado pelos espertalhões, que sempre desejam algo de ti. Lembre-­se, muitos deles têm o canto mais bonito que o da cotovia e por isso nos impressionam.
Retire dos seus olhos a venda da ignorância, da preguiça e arregace as mangas: informe-­se, estude, eduque-­se.

Nosso interesse é termos associados críticos, que sejam capazes de nos ajudar ou apoiar em nossas ações e de nos criticar quando deixarmos de pautar nossas atitudes pela hierarquia, pela ética e pelo profissionalismo, pois acreditamos ser perfeitamente possível representarmos nossos associados, respeitando esses valores.