quarta-feira, novembro 09, 2011

Deputado defende a retirada dos militares do PL 2571/11

 A Comissão de Constituição e Justiça da ALMG (CCJ), durante reunião realizada na manhã de ontem (08/11), analisou o Projeto de Lei 2.571/2011 que estabelece diretrizes e parâmetros para a política remuneratória dos servidores públicos, civis e militares da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Durante a discussão, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) apresentou emenda que pretendia retirar a categoria dos militares do projeto. A alteração proposta foi rejeitada.
Rodrigues avaliou atentamente o texto original do projeto e verificou que a inserção dos militares na política remuneratória geral dos servidores públicos, poderia trazer enormes transtornos para futuras negociações salariais da categoria. Durante a defesa da proposta o Deputado foi contundente ao afirmar que “A CCJ rasgou a Constituição ao admitir os militares nesse projeto”. Em sua argumentação utilizou dois dispositivos da Constituição da República, os artigos 42, §1º e 142, §3º, X, deixando claro que cabe a lei estadual específica, dispor sobre remuneração, direitos, deveres, prerrogativas e outras situações especiais dos militares. Dessa forma o deputado ressaltou a necessidade de envio para à Assembleia de um projeto que tratasse exclusivamente de politica remuneratória para mili tares, posição defendida também pelas entidades de classe: ASPRA -PM/BM, AOPMBM, ASCOBOM, CSCS, COPM, AMPROSEG E UMMG.
Na tentativa de convencer os deputados presentes, Rodrigues cobrou coerência dos membros da comissão quando resgatou a fundamentação do veto do Governador ao projeto do assédio moral, de sua autoria que foi mantido pela Assembleia em 19/03/2011. Na ocasião o parecer sobre a matéria reforçou a tese de que não é possível dar tratamento homogêneo a servidores civis e militares. Conforme afirmou o relator a própria Constituição da República separa as duas categorias de servidores em regimes jurídicos diversos e enfatiza a proibição que a lei os iguale.
A rejeição da emenda pela Comissão de Constituição e Justiça representa um contrassenso, já que a Assembleia quando da manutenção do veto, reforçou a tese defendida pelo deputado quanto a não vinculação das categorias em uma única norma.
O projeto segue agora para as Comissões de Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de ser apreciado pelo plenário em primeiro turno. Para garantir ampla discussão sobre o tema, Rodrigues apresentou requerimento para que o projeto seja apreciado também pela Comissão de Segurança Pública. “Com essa preocupação, vou utilizar de todos os instrumentos regimentais para obstruir a pauta do plenário e garantir que a mudança proposta seja efetuada”, certificou Rodrigues.

Oito são presos com 340 quilos de maconha em Belo Horizonte

Droga foi apreendida no interior de um lava-jato.
Mercadoria seria levada distribuída no Rio de Janeiro, segundo a PF.
Do G1 MG
Oito pessoas foram presas na madrugada desta quarta-feira (9) com 340 quilos de maconha em Belo Horizonte, segundo a Polícia Federal (PF). A droga foi apreendida no interior de um lava-jato, no bairro Céu Azul, na Região da Pampulha, informou a PF.
Apreensão de 340 quilos de maconha em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Apreensão de 340 quilos de maconha em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
De acordo com a polícia, investigações apontaram que um grande carregamento de drogas seria entregue na capital nesta semana. A mercadoria, posteriormente, seria levada para o Rio de Janeiro para venda e distribuição. A Polícia Federal disse que, durante a madrugada, os policiais acompanharam e apreenderam um caminhão bi-trem, no momento em que a droga era descarregada. Os entorpecentes estavam escondidos em um fundo falso.
 
saiba mais
Segundo a PF, o motorista do caminhão confessou que saiu do Paraná na semana passada e seguiu para Belo Horizonte. Ele receberia R$ 7 mil pelo serviço. Foram apreendidos três carros, um caminhão, além de aparelhos celulares, dinheiro, cartões e anotações que vão ser analisadas.
Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico interestadual e associação para o tráfico e podem receber penas que variam de cinco a 15 anos, segundo a Polícia Federal. Os presos foram encaminhados para Penitenciária Nelson Hungria, onde ficarão à disposição da Justiça.

IFTM oferece vagas para cursos técnicos e licenciaturas na modalidade educação a distância

As inscrições poderão ser feitas de 10 a 20 de novembro.

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro oferece 800 vagas para cursos técnicos (Manutenção e suporte em informática, Segurança do trabalho, Eletrotécnica, Edificações e Automação industrial) na modalidade educação a distância - Programa escola técncia aberta do Brasil - e-Tec BRASIL e 315 vagas para licenciaturas (Computação e Matemática) na modalidade educação a distânica - Sistema universidade aberta do Brasil - UAB/2012.
As inscrições poderão ser realizadas somente pelo site, na guia "Educação a Distância - Formulário de Inscrição", a partir de 10 de novembro de 2011. Os candidatos têm até 20 de novembro para efetivar a inscrição.
Cursos técnicos - e-Tec BRASIL
Os cursos e-Tec estão vinculados aos oito polos localizados nos municípios de Campina Verde, Conceição das Alagoas, Ibiá, Patrocínio, Tapira, Sacramento, Uberaba e Uberlândia. Os interessados devem se lembrar de que, para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter o ensino médio completo ou ter concluído o 1º ano do ensino médio.
Licenciaturas - UAB/2012
As licenciaturas estão vinculadas aos polos presentes nos municípios de Araguari, Janauba, Januária, Uberaba e Uberlândia e será concedida a isenção de taxa de inscrição aos candidatos em exercício do magistério do ensino fundamental e médio na rede pública.
Além disso, o interessado poderá participar do Programa de inclusão social caso tenha cursado o ensino médio integralmente na rede pública (Estadual/ Municipal/Federal) e/ou resida na região de abrangência do IFTM, até o raio de 100 km dos campi ou área limítrofe do Município, obtendo, para cada comprovação, um bônus 10% na nota obtida na prova objetiva, podendo chegar a um bônus de 20% de bônus no total.

Confira os editais para outras informações e acesse a página do processo seletivo e os cursos gratuitos. Confira no site: http://iftm.edu.br

Bebê é achado morto em guarda-roupa; pais são presos

Os pais de um bebê de 2 meses foram presos em Cambuquira (sul de Minas Gerais) depois que a criança foi encontrada morta dentro de um guarda-roupas na segunda-feira. Ana Carolina da Fonseca, 19 anos, e Pablo Henrique Teodósio, 23 anos, foram encaminhados para a delegacia de Três Corações, cidade próxima à Cambuquira.

Segundo o sargento José de Souza Filho “uma ambulância foi chamada pelos pais para socorrer a criança e, ao chegarem ao local, os médicos constataram que ela já estava morta e com o corpo gelado, sinais de que já estaria morta há algumas horas” afirmou.
Ainda de acordo com o militar, o que causou estranhamento aos PMs foi o fato dos pais terem demorado para pedir socorro. “A Polícia Militar foi chamada e isolou a área onde a criança estava. Quando esperavam pela perícia, recebemos uma ligação através do 190 informando que ela era sempre colocada para dormir dentro do guarda-roupa e que sofria maus tratos. E em consequência disso veio a falecer. Depois de uma conversa com os pais da criança, que assumiram que colocavam ela para dormir dentro do guarda-roupa, os militares deram voz de prisão a eles”, afirmou.
Ainda de acordo com a PM, a denúncia dizia que uma outra filha do casal, de 1 ano e 11 meses, também sofreria maus tratos e por isso foi encaminhada para o Conselho Tutelar de Cambuquira, que a encaminharia para um parente.
Terra

Facebook tira do ar páginas com piadas sobre estupro

Site de relacionamentos inicialmente relutou em intervir, mas recebeu críticas de anunciantes e ativistas.



Facebook tem hoje mais de 750 milhões de usuários (Foto: Thierry Roge/Reuters)Facebook tem hoje mais de 750 milhões
de usuários (Foto: Thierry Roge/Reuters)
O site de relacionamentos Facebook retirou do ar diversas páginas que faziam piadas sobre estupro, depois de receber críticas de ativistas e anunciantes, entre elas a polêmica "You know she's playing hard to get when you're chasing her down an alleyway" (em tradução livre, "Você sabe que ela está bancando a difícil quando você corre atrás dela num beco escuro").
"Não há espaço no Facebook para conteúdo raivoso, ameaçador ou que incite violência", disse a organização. Apesar disso, mensagens polêmicas podem ser mantidas, se seus administradores as classificarem como humorosas ou satíricas.
Orlagh, uma estudante de Belfast, na Irlanda do Norte, que tem 22 anos e não quis revelar seu sobrenome, disse à BBC que viu a página e ficou preocupada. "Isso não é só uma piada. Tem pessoas ali (na página) que defendem o estupro e tem pessoas ali que estão, aparentemente, confessando ter estuprado".
saiba mais
"O Facebook é uma força social significativa e a forma como o site vê a mulher é preocupante, já que (imagens de) mulheres amamentando são consideradas obscenas e estupro não". O comentário de Orlagh é uma referência ao fato de que o site retirou do ar imagens de mães amamentando.
Denúncias
"Nós levamos denúncias de material ofensivo ou questionável muito a sério", disse o Facebook à BBC. "No entanto, também queremos que o Facebook seja um lugar onde as pessoas podem discutir questões abertamente e expressar suas visões, ao mesmo tempo respeitando os direitos e sentimentos dos outros".
"Grupos ou páginas que expressam opiniões sobre um país, instituição ou crença – mesmo que esta opinião seja ofensiva ou absurda para alguns – não infringem nossas políticas. Essas discussões on-line são um reflexo daquelas que ocorrem fora da rede, onde as conversas ocorrem livremente".
A linguagem formal da declaração contrasta com os comentários feitos anteriormente pela empresa. Em agosto, o Facebook disse: "Contar uma piada de mau gosto não vai fazer você ser expulso do seu bar local, assim como não vai fazer você ser retirado do Facebook".
CríticasA relutância inicial da empresa em intervir provocou críticas de ativistas, além de reclamações de anunciantes, que não queriam ser associados à páginas polêmicas. Entidades de apoio a vítimas de estupro e defesa das mulheres elogiaram a decisão de remover as páginas, mas disseram querer ainda mais do Facebook.
"Simplesmente retirar as páginas do ar não é suficiente", disse Jane Osmond, do website Women's Views On News (Opiniões das Mulheres Sobre o Noticiário). "O público precisa saber se o Facebook mudou sua posição, ou se apenas removeu as páginas para proteger sua imagem pública".
Especialistas dizem que a situação é delicada para o Facebook. "É uma linha tênue para o Facebook. O risco é que ele comece a ser associado com atos como o governo americano combatendo o Wikileaks ou os chineses restringindo o Google", disse a consultora de mídia Theresa Wise. "Por outro lado, sua receita comercial depende de o site não ser relacionado a sentimentos públicos negativos".

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/facebook-tira-do-ar-paginas-com-piadas-sobre-estupro.html

Plantão Policial :: Minas Gerais é referência nacional em políticas e ações de combate às drogas

A experiência mineira no combate às drogas é reconhecida e serve de referência para outros estados brasileiros
 
Segundo o estudo, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí e Rio de Janeiro possuem “dotações significativas para o desenvolvimento de políticas antidrogas”. Foto Ilustrativa

Pesquisa apresentada esta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o impacto do crack e outras drogas e as principais áreas afetadas revela que Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais investe no desenvolvimento de políticas sobre drogas.

Segundo o estudo, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí e Rio de Janeiro possuem “dotações significativas para o desenvolvimento de políticas antidrogas”, e os estados do Espírito Santo, Paraná e, novamente, Minas Gerais, apresentaram “dotações grandes para atendimento a pessoas usuárias de drogas em 2010”.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, esses dados demonstram que a estratégia de integração adotada pelo Governo de Minas a partir da criação da Agenda Intersetorial de Políticas sobre Drogas e do Programa Aliança pela Vida está no caminho correto. “Os resultados revelam nossos esforços no sentido de ampliar e qualificar as políticas vigentes, atendendo cada vez com mais qualidade os usuários de álcool e outras drogas, e as suas famílias”, ressalta.

O subsecretário destacou ainda que outro aspecto importante é o caráter inovador das políticas sobre drogas em Minas Gerais. “Integramos áreas, como saúde, defesa social e assistência, ampliando a capilaridade das políticas e potencializando seus resultados”.

Reconhecimento

A experiência mineira no combate às drogas é reconhecida por outros estados que visitam a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) para conhecer as políticas adotadas no Estado. Nesta terça e quarta-feira (8 e 9), representantes da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul estão em Minas Gerais para conhecer os programas desenvolvidos pela subsecretaria.

A comitiva gaúcha, composta por uma equipe do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, acredita que é muito importante essa troca de conhecimentos com a Supod. “Minas Gerais é hoje uma referência nacional em políticas sobre drogas, por isso o interesse em conhecer os programas desenvolvidos no Estado”, destacou o diretor do Departamento, Solimar dos Santos Amaro.

Segundo Rodrigo Franklin, que também integra a comitiva, o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas do Rio Grande do Sul foi criado este ano, daí a necessidade de buscar experiências em outras regiões. “Nossa expectativa é conhecer como são feitos e executados os projetos relativos à questão das drogas em Minas Gerais e entender como pontos críticos são solucionados”, ressalta.

Programação

A equipe do Rio Grande do Sul foi recebida na Cidade Administrativa pelo subsecretário Cloves Benevides, que apresentou a Subsecretaria aos visitantes. Na terça-feira, a comitiva conheceu a Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade e o programa de prevenção Papo Legal. Para esta quarta-feira estão previstas visitas ao Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) e SOS Drogas e ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.

Com o mesmo objetivo, representantes da prefeitura de São Paulo e do Estado Rio Grande do Norte também visitaram, recentemente, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas. Nesta quinta-feira (10), o subsecretário Cloves Benevides irá até o Piauí para fazer a abertura de um fórum de políticas sobre drogas, promovido pelo Estado, que criou uma Coordenadoria Especial Antidrogas baseado no modelo de Minas Gerais.

Em outubro, o subsecretário levou a experiência mineira para Tocantins, e, em dezembro, fará a abertura de um fórum estadual no Paraná e participará de um encontro sobre drogas em Santa Catarina.

Fonte:http://www.jornalaraxa.com.br/noticias/?SESSION=noticias&PAGE=noticia&ID=2268

 

Recém-nascido morre após receber leite na veia em hospital de SP


FOLHA.COM
Um bebê de 12 dias morreu nesta segunda-feira (7) após receber 10 ml de leite materno na veia no hospital municipal Professor Mario Degni, na zona oeste de São Paulo.
De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), Kauê Abreu dos Santos nasceu prematuro e estava internado na UTI do hospital.
Segundo depoimento do pai da criança, sua mulher deixava leite materno em um frasco todos os dias no hospital, para que bebê fosse alimentado por sonda nasal. Além do leite, o menino recebia medicamento pela veia.
Ainda segundo relato do pai à polícia, por volta de 0h da segunda-feira, o bebê recebeu 10 ml de leite pela veia, em vez do medicamento. No momento, a equipe do hospital contava com dois médicos, uma enfermeira e cinco auxiliares, segundo a SSP.
De acordo com a secretaria, depois de 30 minutos a equipe médica percebeu que o recém-nascido teve queda no nível de oxigênio. Seu estado de saúde piorou, e ele morreu às 7h25.
O caso foi registrado no 51º DP (Rio Pequeno) como homicídio culposo e é investigado pela polícia.
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou em nota que "considera inaceitável este tipo de ocorrência" e disse que instaurou inquérito administrativo para apurar o caso. Segundo a secretaria, a auxiliar de enfermagem envolvida foi demitida.
A secretaria afirmou ainda que lamenta a morte do bebê e disse que a direção do hospital está à disposição da família para esclarecimentos.

Crianças brasileiras são mutiladas trabalhando na informalidade

Crianças e adolescentes com as mãos cortadas por facas. Vários deles estampam na pele queimaduras de solda de bijuterias e um grupo chora pela perda de órgãos esmagados por cilindros de padaria. Outros são precocemente diagnosticados com doenças decorrentes de exposição a agentes como poeira e benzeno. Sofrem ainda com lesões por esforço repetitivo, distúrbio osteomuscular (Dort) e até transtorno mental. Esse é mais um lado cruel de uma tragédia que atormenta o país. Pelo menos três menores de até 17 anos se acidentaram por dia trabalhando no Brasil nos últimos dois anos e meio, quase todos na informalidade. Entre 2009 e julho de 2011, no mínimo 37 meninos morreram dando duro. Um deles não tinha 13 anos ainda.

Isso é só uma amostra do que anda acontecendo, pois as estatísticas são precárias. Os dados referentes a acidentes com menores foram coletados pelo Ministério da Saúde a partir de comunicação de hospitais e postos de atendimento. “A subnotificação é elevada. A quantidade de acidentes envolvendo trabalhadores, principalmente os menores, é muito maior do que se tem conhecimento”, afirma a médica e especialista em saúde pública Maria Maeno, pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Pelo menos 4.190 menores se acidentaram entre 2006 e julho de 2011, a maior parte no estado de São Paulo, entre os quais 21% são meninas. Desse total, 60% (2.487) acidentes foram identificados nos últimos dois anos e meio pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), implantado pelo Ministério da Saúde em 2003 para acompanhar a ocorrência de determinadas doenças e acidentes. Na faixa de idade até 13 anos, o Distrito Federal aparece em segundo lugar, com 18 menores acidentados. A partir dos 14 anos, Minas Gerais e Paraná seguem na lista dos estados com mais acidentes.

Vulneráveis
A pesquisadora chama a atenção para uma realidade cruel: os menores que começam a trabalhar cedo são os mais vulneráveis, mesmo quando adultos. “A partir dos 20 anos, espera-se que estejam na plenitude física e psíquica para trabalhar, mas carregam um desgaste tão grande porque já trabalham há muito tempo, o que os torna mais propícios aos acidentes”, lamenta Maria Maeno. Para ela, o governo e a sociedade civil precisam se debruçar com mais profundidade sobre o problema.

Ela lembra que 39% da população ocupada começa no batente antes dos 14 anos e 77%, entre 15 e 17 anos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisadora, os menores são requisitados para trabalhar em lanchonetes, fábricas de bijuterias, malas e bolsas, onde estão sujeitas a cortes, queimaduras, tendinites e outras lesões por esforço repetitivo.

Do Estado de Minas

Mamógrafo móvel realizou 850 exames em Minas Gerais

O mamógrafo móvel, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), realizou 850 mamografias em 12 municípios mineiros durante o mês passado, quando foi realizado o movimento internacional Outubro Rosa. Em Uberlândia, foram realizados 100 exames.

Ainda no último mês, a SES anunciou um conjunto de ações que até 2014 vão impactar na redução da mortalidade de mulheres entre 45 e 69 anos. Trata-se de um estímulo a mamografias por rastreamento, aumentando o acesso das mulheres mineiras ao exame. Esses exames são realizados em mulheres acima de 45 anos, sem sintomas aparentes e que fazem a mamografia por prevenção. Dados parciais do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da SES apontam que, em 2007, a mortalidade por 100 mil mulheres foi de 981. Já em 2008, o número de óbitos passou para 1.076 e, em 2009, para 1.071.
De acordo com o coordenador estadual do Programa Viva Mulher, Sérgio Bicalho, a importância deste rastreamento é que ele será feito de forma organizada e na quantidade necessária. “O momento é único para se realizar o rastreamento e a única forma de se prevenir o câncer é através da mamografia”, disse.
Em Minas Gerais, 196.020 mulheres realizaram a mamografia na faixa etária de 45 a 69 anos, de janeiro a setembro de 2011. Em todo o ano passado, 341.622 mulheres fizeram o exame. “Para 2011, os números estão dentro do esperado, uma vez que nos últimos meses do ano, a procura pelo exame aumenta”, afirmou o coordenador.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/mamografo-movel-realizou-850-exames-em-minas-gerais/

Força de Paz do Alemão tem novo comando

 Rio - A cerimônia d e passagem  de comando da Força de Pacificação, que atua no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, ambos na Zona Norte, foi realizada nesta segunda-feira. A 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de Juiz de Fora, em Minas Gerais, assumiu a coordenação das ações d e preservação da ordem pública naquela região, em substituição à 9ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O general-de-brigada Otávio Santana Rêgo Barros, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, substituirá o general-de-brigada Cesar Leme Justo. A substituição faz parte do planejamento operacional do Comando Militar do Leste (CML) e os trabalhos desenvolvidos na missão não sofrerão qualquer solução de continuidade.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/forca_de_paz_do_alemao_tem_novo_comando_204605.html

ONU lança campanha no facebook sobre divesidade cultural e inclusão

A iniciativa se dará no dia 21 de maio vindouro, em comemoração ao Dia Mundial da Diversidade Cultural.
A campanha "Faça alguma coisa pela diversidade" irá funcionar na página do facebook e servirá para que as pessoas de todo o mundo compartilhem experiências através de vídeos, mensagens. O objetivo é que as pessoas aprendam sobre outras culturas.

A distancia entre as pessoas e diversidade de culturas do mundo estão a um clique do seu mouse, pense nisto e aproveite.

Comitê da ONU quer explicações do Brasil sobre maus-tratos a gestantes


 São Paulo – O grupo das Nações Unidas que combate a discriminação às mulheres espera obter em fevereiro uma resposta do Brasil sobre a implementação de recomendações para acabar com os maus-tratos a gestantes em hospitais das redes pública e privada. É quando o país terá de apresentar um relatório sobre a decisão proferida em agosto deste ano, e considerada revolucionária ao reconhecer a morte materna como uma violação de direitos humanos.
O Comitê para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher da Organização das Nações Unidas (Cedaw, na sigla em inglês) partiu do caso de Alyne da Silva Pimentel, morta aos 28 anos na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em um hospital privado contratado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por falta de atenção médica, o feto, morto, não foi retirado do corpo dela, o que levou a um agravamento do quadro de saúde.
A brasileira Sílvia Pimentel, presidenta do comitê, conta que os médicos da unidade fizeram o atendimento baseado em um diagnóstico - equivocado - de hemorragia digestiva. “Um erro rudimentar”, afirma. Ela considera que este será um caso muito especial para o desenvolvimento de uma jurisprudência internacional que proteja os direitos humanos específicos das mulheres.
Em agosto, a entidade ligada à ONU emitiu uma série de recomendações, como prestar a reparação financeira considerada adequada à família da vítima, proporcionar formação completa aos profissionais de saúde, com ênfase nos direitos reprodutivos, esclarecer os agentes do Judiciário sobre a aplicação da legislação a respeito e assegurar a existência de instalações médicas privadas adequadas. “É preciso reduzir as mortes maternas evitáveis através da implementação do acordo pela redução da mortalidade materna”, alerta Sílvia, que participou nesta segunda-feira (7) de um colóquio na capital paulista que reúne especialistas e ativistas em direitos humanos de vários países. ”A discriminação contra a mulher está intimamente relacionada a outros fatores, como religião, orientação social, identidade, etnia.” No caso de Alyne da Silva, ela era de classe baixa e pobre.
O Brasil comprometeu-se a reduzir em três quartos, até 2015, o nível de mortalidade materna registrado em 1990. Segundo o último relatório sobre as Metas do Milênio, publicado em 2007, o país está com uma média de 75 óbitos de mães para cada 100 mil bebês nascidos vivos, o que corresponde a uma diminuição de 50% frente a 1990. É um dos objetivos em que a nação tem encontrado mais dificuldade em avançar. Será preciso alcançar ainda o acesso universal à saúde reprodutiva e deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de útero.
As recomendações do Cedaw não têm força de sentença, ou seja, o Estado brasileiro não tem a obrigação de cumpri-las. No entanto, um relatório de um organismo da ONU sempre tem o potencial de arranhar a imagem de um país que busca uma inserção cada vez mais intensa no cenário global, e de um governo que quer colocar o cumprimento dos direitos humanos como centro de sua imagem internacional. Além disso, existe a possibilidade de que esses pedidos passem a influenciar a decisão de juízes em cortes regionais de direitos humanos ou que sejam aproveitadas pelo Judiciário nacional.

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/11/comite-da-onu-quer-explicacoes-do-brasil-sobre-maus-tratos-a-gestantes

2012 " ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS"

COOPERATIVAS ONU ao resgate
Elizabeth Whitman

Nova York, Estados Unidos, 4/11/2011, (IPS) - Consideradas economicamente viáveis e socialmente responsáveis, as cooperativas operam em setores que vão desde a agricultura até as finanças e a saúde.



Crédito: UN Photo/Rick Bajornas.
Monique Leroux, presidenta e diretora-geral do Desjardins Group, fala sobre a crise financeira e o papel dos bancos cooperativos
No entanto, ocupam um lugar marginal no interesse dos governos. Ao lançar o Ano Internacional das Cooperativas 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) pretende reverter essa situação.

Para isso a ONU se propôs três objetivos: aumentar a consciência sobre esse modelo empresarial e sua contribuição positiva, promover sua formação e o crescimento e impulsionar seus Estados-membros para que adotem políticas que favoreçam sua expansão. E conta com o apoio de seu Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Daes) e do Comitê para a Promoção e o Progresso das Cooperativas (Copac).

Sem importar o setor no qual atuam, as cooperativas são consideradas modelos de empresas bem-sucedidas porque seus integrantes são responsáveis por todas as decisões da instituição. Além disso, não objetivam a maximização dos lucros, mas atender as necessidades de seus membros, que participam do gerenciamento.

Leia em: