sexta-feira, novembro 18, 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

MODIFICAÇÃO DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - AMPROSEG

Pelo presente edital, ficam convocadas todas as sócias fundadoras e efetivas da ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - AMPROSEG, situada à Rua do Melões nº 141, Bloco 01, Apto 202, Bairro Vila Clóris, CEP 31775-440, Belo Horizonte, Minas Gerais, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária que modificará o Estatuto da Entidade, a ser realizada no dia 30 de novembro de 2011, das 14:00 às 16:00 horas, na sede da ASPRA (Rua Álvares Maciel nº 108, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG), em respeito às disposições estatutárias e legais.

Belo Horizonte, dia 14 de novembro de 2011.

Valéria Evelini Monteiro Machado
Presidente do Conselho Diretor da
Associação das Mulheres Profissionais de Segurança Pública - AMPROSEG
Segunda publicação

MANIFESTAÇÃO PMS

Comissão das mulheres secam pneus de viaturas em Porto Velho.

A comissão das mulheres dos policias militares do Estado de Rondônia, na quinta-feira (17), secaram os pneus das viaturas do 1ºBPM, 5°BPM, Hospital João Paulo II e na base militar do bairro Cohab Floresta.
De acordo com informações, a comissão das mulheres dos PMs agiram em quatro veículos em Porto Velho (RO). 

Fonte: http://www.rondoniaovivo.com/noticias/manifestacao-pms-comissao-das-mulheres-secam-pneus-de-viaturas-em-porto-velho-fotos/81842

Rocinha: apreendida máquina que prensava até 60 t de droga

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) localizaram um equipamento chamado de prensa hidráulica na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a máquina serve para prensar até 60 t de droga.

Depois de briga, mulher espera o marido dormir para enfiar uma faca no peito dele.

Leia em:  http://bandab.pron.com.br/jornalismo/policia/depois-de-briga-mulher-espera-o-marido-dormir-para-enfiar-uma-faca-no-peito-dele-30733/

 

Maternidade esclarece morte de mulher em leito; Bebê fica na UTI

Mulher deu a luz nesta quinta-feira e faleceu duas horas depois. Causa teria sido embolia pulmonar.

Foi registrado um óbito materno na madrugada desta quinta-feira (17) na Maternidade Evangelina Rosa. Segundo Francisco Martins Diretor da Maternidade Evangelina Rosa a causa teria sido Embolia Pulmonar durante o parto. A vítima foi Érica Assunção Araújo, internada ontem.
 
"É uma coisa muito rara de se acontecer, é o quadro mais dramático, pra você ter uma idéia foi o primeiro caso registrado em 2011", afirma Francisco. O parto da jovem ocorreu hoje e o bebê foi levado para a UTI neonatal. Duas horas depois, Érica não resistiu às complicações e morreu.
 
Marcos Bittencourt, diretor da UTI Neo Natal da maternidade informa que o bêbê teve crises convulsivas." No momento ele está sedado e as crises diminuíram" afirmou Marcos que acrescenta "ele chegou em situação de anóxia, deficiência de oxigênio no cérebro, e no momento respira com ajuda de aparelhos."
 
A direção do hospital acrescenta também que ano passado ocorreram 29 óbitos maternos e a principal causa é infecção que pode ser provocada por ruptura precoce da bolsa, cirurgia não cicatrizada, entre outros motivos. Até a data de hoje foram contabilizados 15 casos de óbito materno.
 
Fonte: Rayldo Pereira (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Proposta garante às mulheres acesso a terras desapropriadas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1823/11, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que assegura à mulher chefe de família o direito de aquisição de terras públicas oriundas de processos de desapropriação ou ações discriminatórias.

A intenção é tornar esse direito explícito em lei. Até 2003, o percentual de participação das mulheres na reforma agrária não chegava a 13%, percentual muito inferior ao observado em outros países da América Latina, informou a deputada.

Sandra Rosado lembra que o padrão secular encontrado no meio rural brasileiro revela uma situação de desigualdade social marcada pela subordinação e pela negação das mulheres enquanto sujeitos políticos e econômicos do mundo rural.

Cidadania
“Durante muito tempo à mulher no meio rural coube tão somente, o acúmulo do trabalho doméstico com o trabalho no campo, na maioria das vezes, sem o devido pagamento”, afirma. “Hoje, a situação começa a ser invertida. A introdução maciça de mulheres no processo produtivo está levando, inclusive, a uma nova formulação do conceito de organização familiar, a novos padrões ocupacionais”, continua a autora do projeto, acrescentando que a participação no programa de reforma agrária tem como objetivo permitir o exercício da cidadania pela mulher trabalhadora no meio rural.

Proposta semelhante já tinha sido apresentada em 2004 pela ex-deputada Laura Carneiro (RJ). O texto (PL 3142/04) foi encaminhado ao Senado.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/205507-PROPOSTA-GARANTE-AS-MULHERES-ACESSO-A-TERRAS-DESAPROPRIADAS.html

MG investe no controle do câncer


O auditório da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu ontem o II Seminário Estadual de Capacitação Gerencial nas Ações de Controle do Câncer da Mulher, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O evento contou com a participação de referências técnicas e gestores de saúde de dezenas de municípios mineiros, principalmente da região norte do estado.
Sérgio Bicalho, coordenador estadual do Viva Mulher – programa do Ministério da Saúde, destacou que o objetivo é reduzir a mortalidade por câncer entre a população feminina. “Este é um momento único e rico para a saúde pública. Os gestores têm uma oportunidade histórica de implantar estratégias eficientes de controle do câncer nos municípios”, explicou Bicalho. O primeiro seminário foi realizado em 21/09, também no auditório da ESP-MG.
O coordenador detalhou os investimentos do estado na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, anunciadas no início do mês de outubro e com destaque para a mamografia por rastreamento em mulheres de 45 a 69 anos. A programação do evento incluiu também a qualificação das referências técnicas para utilizar o Siscolo/Sismama – Sistema de Informação do câncer do colo do útero e Sistema de Informação do câncer e mama, além de trabalhos em grupo e apresentação de experiências exitosas.
O sistema informatizado de entrada de dados foi desenvolvido pelo DataSUS em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para auxiliar a estruturação do Viva Mulher. Os dados são utilizados para o monitoramento externo da qualidade dos exames, e assim orientam os gestores sobre a qualidade dos laboratórios responsáveis pela leitura dos exames no município.
Outubro Rosa
O investimento do governo mineiro na prevenção e diagnóstico do câncer de mama foi destacado pelo Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização, trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. Apenas em outubro, foram realizados 850 exames de mamografia, por meio de um mamógrafo móvel que percorreu 12 cidades mineiras: Belo Horizonte, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Varginha e Juiz de Fora. O Outubro Rosa marcou também o início de um conjunto de estratégias do governo de Minas que, até 2014, vão impactar na redução da mortalidade em mulheres de 45 a 69 anos.
As mamografias por rastreamento – realizadas em mulheres assintomáticas -, vinculadas ao Programa Viva, constituem um amplo conjunto de ações de estímulo à realização de exames. Com isso, será alcançado mais que o dobro do número atual de exames, com investimento de R$ 12 milhões/ ano. As ações serão implantadas de forma gradativa. Na primeira etapa, até 2012, será feita a otimização do uso da rede de mamógrafos no Estado (instalados nos 24 Centros Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) e em outros 260 locais credenciados). Para isso, serão instalados nos Centros Viva Vida o serviço de emissão de laudos de mamografia a distância. Nessa etapa, serão envolvidas, além dos Centros, as Unidades Básicas de Saúde.
A segunda etapa, que já começou e vai até 2013, busca ampliar a oferta dos procedimentos de confirmação diagnóstica do câncer de mama e que são complementares à mamografia. São eles: a ultrassonografia mamária, as punções (aspirativas com agulha fina ou com a Core Biopsy). Esse processo vai começar a envolver os hospitais de referência, que são o foco da terceira etapa, que começa em 2012 e estima-se ser concluída em 2014. O projeto é um recorte do Programa Viva Vida, que, além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais, trabalha pela saúde integral das mulheres de Minas.
Autora: Letícia Orlandi

Leia em:  http://www.esp.mg.gov.br/noticias/mg-investe-no-controle-do-cancer/

Ultrassonografia na redução à mortalidade na rede de saúde em Minas

Em Minas Gerais, médicos da rede pública de saúde passarão a utilizar a ultrassonografia como ferramenta diária, desde o atendimento nas unidades fixas e móveis (Samu), até nas unidades de terapia intensiva dos hospitais. O resultado esperado, principalmente pelos pacientes, é de um diagnóstico mais rápido e por conseqüência, mais agilidade no início do tratamento e redução da mortalidade. O objetivo será atingido através de uma parceria do governo de Minas com a World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), sociedade internacional sem fins lucrativos, presente em mais de 40 países de todos os continentes.
A parceria foi acertada durante reunião realizada na SES, com a participação do secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e membros da comissão internacional e coordenadores da secretaria.
-Essa parceria revela o arrojo e a preocupação de Minas Gerais em melhorar o atendimento aos pacientes que necessitam do cuidado médico em todos os níveis. A utilização da ultrassonografia aumentará consideravelmente a resolutividade destes profissionais. Trata-se de um projeto ambicioso e revolucionário, que impactará fortemente na saúde da população e, certamente, será um modelo para o país e para o mundo”, afirmou o secretário.
O projeto Winfocus Globus Brasil, que será aplicado em Minas Gerais, terá como diferenciais a sua extensão e a articulação. Cobrirá toda a rede de atendimento, que inclui a capacitação de médicos da rede de assistência e também professores universitários, que serão treinados para multiplicar este conhecimento. O uso da telemedicina permitirá que médicos de qualquer região do Estado enviem imagens, avaliadas, à distância em tempo real, por professores capacitados nas universidades.

Pioneirismo no Norte
O projeto Winfocus Globus Brasil começará pelo Norte de Minas. A opção se deve ao modelo de redes implantado nesta macrorregião. O modelo da Rede Macro Norte será apresentado simultaneamente, por videoconferência, durante o 7º Congresso Mundial, realizado em Nova Delhi, Índia, e no 1º Simpósio da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas: Uma rede integrada pela vida.
-Em eventos como este, a Winfocus promove a troca de informações entre especialistas de todo o mundo, atuando nas mais diversas realidades. O objetivo é a criação de protocolos de atendimento baseado na ultrassonografia, que sejam acessíveis a todas as pessoas e não apenas àquelas que vivem em países desenvolvidos, garantiu o professor Luca Neri, gerente da de Winfocus World.

Fonte:  http://www.onorte.net/noticias.php?id=35946

Austrália: Incêndio em lar de idosos causa 3 mortos

Pelo menos três pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas, incluindo oito em estado grave, na sequência de um incêndio deflagrado num lar de idosos no oeste de Sidney, informou a imprensa local.


O incêndio, considerado o pior dos últimos 30 anos em instalações do género em Sidney, teve início cerca das 05:00 locais (19:00 de quinta-feira em Lisboa) no bairro de Quakers Hill.
Mais de 20 pessoas feridas foram transportadas para os hospitais mais próximos para tratamento de queimaduras ligeiras e inalação de fumo.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Incêndio em lar de idosos causou dois mortos e 12 feridos, em França

Um incêndio deflagrado esta madrugada num lar de idosos em La Rochefoucauld, Charente, causou dois mortos e 12 feridos, indicaram fontes do município citadas pela AFP.

O incêndio, que deflagrou por causas ainda desconhecidas e dominado cerca das 4.30 horas (3.30 em Portugal continetal), vitimou duas pessoas entre os 81 idosos do lar "Les Flots".
De acordo com a AFP, 12 pessoas foram hospitalizadas.
O incêndio foi combatido por cerca de 70 bombeiros, tendo mobilizado várias ambulâncias.

Leia em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2132212

 

Cristina Resende toma posse como delegada geral da Polícia Civil do MA

A Polícia Civil do Maranhão está desde quarta-feira (16), sob o comando da delegada Maria Cristina Resende. A posse oficial da nova delegada geral, realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, contou com a presença do vice-governador, Washington Luiz; do secretário de Segurança, Aluísio Mendes; delegados, comandantes e representantes de instituições de Segurança. Esta é a primeira vez na história da polícia do Maranhão que uma mulher ocupa este cargo. No Brasil, Cristina Resende é a quarta mulher a assumir a função.

Leia em:  http://www.jornalpequeno.com.br/2011/11/17/cristina-resende-toma-posse-como-delegada-geral-da-policia-civil-do-ma-177154.htm

Número de mulheres em presídios dobrou nos últimos 10 anos

O número de mulheres nos presídios brasileiros dobrou nos últimos dez anos. A maioria cumpre pena por tráfico de drogas e muitas chegam grávidas às prisões. No interior de São Paulo, uma penitenciária adaptou seus ambientes para que as mães fiquem com os bebês até os seis meses de idade. O vínculo criado com os filhos durante a amamentação é uma das formas de reabilitação das detentas. Visite o UOL Notícias

Leia em:  http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/numero-de-mulheres-em-presidios-dobrou-nos-ultimos-10-anos-04024C1B3870DC912326?types=A&

Mulheres são processadas junto com ‘Dr. Aborto’

Ao todo, 11 pacientes foram identificadas por terem feito procedimento na clínica de Durval Herculano Carriço de Almeida.

Leia em: http://acritica.uol.com.br/manaus/Mulheres-processadas-junto-Dr-Aborto_0_592740810.html