terça-feira, novembro 01, 2011

Mulher é presa com fuzil do Exército Brasileiro em Valença (BA), diz polícia

Suspeita estava com a arma escondida dentro de uma mochila.
Dois menores que estavam no local também foram apreendidos.


Leia em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/mulher-e-presa-com-fuzil-do-exercito-brasileiro-em-valenca-ba-diz-policia.html

Primeira mulher candidata à Presidência

Cairo, Egito, 1/11/2011, (IPS) - Buthaina Kamel, apresentadora de televisão, de 49 anos, é a primeira mulher a disputar a Presidência na história moderna do Egito.

Leia em: http://www.ips.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=7666

Pesquisa indica melhora em igualdade de gênero na maioria dos países

Nova York, 1 nov (EFE).- A igualdade de gênero tem melhorado progressivamente no mundo, principalmente nos países nórdicos, embora piore em diversas nações da África e da América Latina, informa o Índice de Diferenças de Sexo do Fórum Econômico Mundial (FEM) apresentado nesta terça-feira em Nova York.

'Agora que estamos há seis anos fazendo este relatório podemos dizer que, em 85% dos países estudados, a desigualdade de gênero tem diminuído, em alguns relativamente mais rápido que em outros, e que em geral a direção é positiva', explicou à Agência Efe a chefe do Programa de Mulheres do FEM, Saadia Zahidi.
Depois de comparar as oportunidades econômicas, o poder político, a educação e o acesso à saúde de homens e mulheres em 135 países, a instituição concluiu que a maioria deles conseguiu melhorar.
A Islândia lidera a pesquisa mundial como o país de maior igualdade de gênero pelo segundo ano consecutivo. Atrás dela, também estão outros três países da mesma região: Noruega, Finlândia e Suécia, que mantêm os resultados de 2010 com níveis de igualdade superiores a 80%. Segundo o FEM, nenhum país possui o índice de 100% de nivelamento entre os sexos.
No que diz respeito à América Latina, a região continua sendo uma das que ainda apresenta desigualdades significativas, não tanto em educação e saúde, mas em termos econômicos e políticos. 'Em países como Brasil, Chile e México, houve grandes melhoras no acesso à saúde pública e educação, mas ainda não foi possível fazer com que a mulher possa conciliar trabalho e família', acrescentou Zahidi.
Embora no 82º lugar, o Brasil conseguiu subir três posições graças em parte à eleição de Dilma Rousseff como presidente, a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país.
Uma exceção na América Latina é Cuba, que conseguiu este ano o 20º lugar do ranking 'graças ao aumento de mulheres profissionais', tanto em postos de nível técnico (que chegam a 60% do total) como no Parlamento (que chegam a 43%).
No entanto, nas colocações mais baixas deste índice ainda se encontram várias nações latino-americanas como Bolívia (62º), Venezuela (63º), Paraguai (67º), Peru (73º), Colômbia (80º), República Dominicana (81º), México (89º), El Salvador (94º), Belize (100º) e Guatemala (112º), esta última pelo segundo ano consecutivo como a pior de toda a região.
Dentre os países que subiram de posição estão a Irlanda, que conseguiu o 5º lugar, deslocando a Nova Zelândia para o 6º, seguida pela Dinamarca que se manteve no 7º. As Filipinas também surpreendem, em 8º, sendo o país asiático de melhor colocação, graças aos sucessos nas áreas de saúde e educação. Já a Alemanha ficou no 11º lugar, ultrapassando a Espanha, em 12º.
Na Europa, surpreende a situação da Itália (74º), que se coloca como um dos piores países da região junto à Turquia (144º), enquanto na América do Norte, tanto os Estados Unidos (17º) como o Canadá (18º) subiram este ano dois postos em comparação a 2010.
Embora haja exceções na África como Lesoto (9º) - único país subsaariano sem desigualdades em questões de educação e saúde, o continente compreende países com enormes desigualdades de gênero, como Nigéria (120º), Benin (128º), Costa do Marfim (130º), Mali (132º) e Chade (134º).
Os países do mundo árabe também estão no final da lista, com países como a Arábia Saudita (131º) e Iêmen (135º), este último onde as mulheres têm metade das oportunidades que têm os homens, explicou Zahidi. EFE

Violência contra a Mulher

Dr. Humberto Magno Peixoto Gonçalves
Assessor Jurídico da AMPROSEG

Tem sido uma tônica recorrente nos nossos noticiários de tv vermos as mais variadas discussões acerca da violência contra a mulher. Em mais de uma ocasião, vemos uma pseudo autoridade, levantando o tema de que a mulher tem sido vitima da violência de maneira indiscriminada, como reflexo de uma sociedade machista, em que o homem de neanderthal não percebe o seu lugar e apela para a violência.
Mas a pergunta a ser feita não deveria ser se as mulheres são ou não vítimas de violência doméstica, pois esse fato mediante uma simples análise estatística rápida comprovam de maneira irrefutável que as mulheres são vítimas de violência doméstica.
A violência doméstica não é um fato isolado que afeta apenas a uma classe social, na verdade como noticiado por alguns jornais ha algum tempo, aqui em Minas até mesmo um ex-governador teria agredido sua esposa, o que teria motivado a adoção das medidas restritivas previstas na Lei Maria Da Penha.
Acredito que o maior problema do nosso país, na época atual, não seja o câncer da corrupção, ou os mandos e desmandos dos poderosos oligarcas que se perpetuam no poder há mais de 500 (quinhentos anos), mas sim a falta de dados. No nosso país não existe uma pesquisa séria que consiga apontar quanto de dinheiro é desviado todos os anos para a corrupção, bem como também falta estatística de quantas pessoas passaram a fazer denúncias motivadas por toda exposição da mídia acerca desse tema.
Temos que ver se existem mais denúncias acerca da violência contra a mulher pelo fato de existir uma maior exposição desse tema na mídia todos os dias, ou se os homens realmente estão mais agressivos com suas companheiras e mulheres, enquanto não existir uma campanha seria acerca desse tema, estaremos diante de mais um caso de achismo, em que eu acho isso e você acha aquilo.





Excesso de gordura na barriga eleva risco de tumor de ovários

O acúmulo de células de gordura, que vai do estômago até os intestinos, pode ser um combustível para espalhar o câncer de ovário. É o que revela uma pesquisa feita pela equipe de médicos da Universidade de Chicago, publicada na revista “Nature Medicine”.

O tumor de ovário é a quinta causa de morte por câncer em mulheres e tende a se espalhar dentro da cavidade abdominal. Em 80% dos casos, quando o câncer de ovário é afinal diagnosticado, a doença já se espalhou para o bloco de células de gordura. Muitas vezes, o crescimento do câncer no bloco de gordura chega a exceder o próprio crescimento do câncer no ovário.

"Este tecido adiposo, que é extraordinariamente rico em energia densa, típica de lipídios, age como uma plataforma de lançamento e fonte de energia para a propagação letal de câncer de ovário", diz o autor do estudo, Ernst Lengyel, PhD e professor de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Chicago. "As células que compõem esta camada de gordura alimentam as células cancerosas, permitindo que elas se multipliquem rapidamente. Ganhar uma melhor compreensão deste processo poderia ajudar-nos a aprender a sabotar o crescimento do tumor".

Os pesquisadores realizaram uma série de experimentos para identificar o papel dessas células de gordura como mediadores principais da metástase de câncer de ovário. O primeiro passo foi entender os sinais biológicos que atraem as células de câncer de ovário para as placas de gordura, de forma a usá-las para um crescimento rápido.

A disseminação das células de câncer de ovário para revestimento de gordura pode acontecer rapidamente. Em experiências de laboratório feitas com ratos, esta disseminação ocorreu em vinte minutos. Os pesquisadores descobriram que proteínas emitem sinais para camada de revestimento de gordura, de modo a atrair as células do tumor. Inibidores de proteínas conseguiram interromper estes sinais e reduzir esta atração entre os dois tipos de células em pelo menos 50%.

Uma vez que as células do câncer de ovário alcançam o revestimento de gordura, elas rapidamente desenvolvem meios de devorar o tecido adiposo, de forma a reprogramar o seu metabolismo e prosperar em lipídios, adquiridos a partir de células de gordura. O câncer de ovário pode rapidamente converter o revestimento de gordura da barriga em massa sólida de células cancerosas.

"Esse mecanismo não pode ser limitado a células de câncer de ovário", observam os autores. — O metabolismo da gordura também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer em outros ambientes, nos quais as células de gordura são abundantes, como o câncer de mama.

A proteína conhecida como "proteína de ligação de ácidos graxos" (FABP4), um transportador de gordura, pode ser crucial para este processo e poderia ser alvo para o tratamento. Quando os pesquisadores compararam o tecido ovariano com câncer primário com o tecido ovariano que se espalhou para as camadas de gordura do abdômen, descobriram que as células tumorais, ao lado de células de gordura, produziram altos níveis de FABP4. Células cancerosas distantes das células de gordura não produziam FABP4.

Quando inibida a FABP4, a transferência de nutrientes a partir de células de gordura para as células do câncer foi reduzida drasticamente. A inibição da FABP4 também reduziu o crescimento do tumor e a capacidade dos tumores para gerar novos vasos sanguíneos.

"Portanto, a proteína FABP4 surge como um alvo prefencial para o tratamento de tumores intra-abdominais, com metástase para o tecido adiposo, como é o caso do câncer de ovário, do câncer gástrico e dos vários tipos de cânceres de cólon".

O médico alerta que a redução da camada de gordura no abdômen e a consequente diminuição da barriga são as primeiras providências de quem quer manter baixo o seu risco de contrair câncer de ovário e dos diversos órgãos do aparelho gástrico.

Da Agência O Globo
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111031193919&assunto=18&onde=Mundo

Projeto aumenta garantias de prioridade para os idosos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1445/11, do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que altera o estatuto e a Política Nacional do Idoso para acrescentar novas garantias de prioridade e para aumentar a participação da pessoa idosa na definição de políticas públicas.

Segundo o autor, aumentar a participação do idoso no controle social é importante para promover uma maior equidade social. “Estima-se que, em 2020, a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida a 70,3 anos”, informa o deputado. Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, isto é, 8,6% da população brasileira, segundo dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, informa ainda Rogério Carvalho.

“O projeto pretende garantir o acolhimento integral do idoso por meio de mecanismos que permitam uma participação mais efetiva desse público na sociedade moderna”, afirma o deputado.


Além de outras medidas, o texto inclui entre as garantias de prioridade concedidas à pessoa idosa pela Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso):
- estímulo à participação e ao fortalecimento do controle social exercido pelos idosos;
- cooperações nacional e internacional em experiências de política de atendimento à pessoa idosa; e
- apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.
O projeto estabelece ainda que a implantação da política nacional do idoso e a prevenção e manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio da formação e da educação permanente dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de saúde do idoso.
Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ASSISTENCIA-SOCIAL/204753-PROJETO-AUMENTA-GARANTIAS-DE-PRIORIDADE-PARA-OS-IDOSOS.html

Projeto quer atendimento ininterrupto nas Delegacias de Mulher

A Câmara Federal aprovou essa semana um projeto de lei que obriga o funcionamento ininterrupto das Delegacias de Atendimento à Mulher. O projeto foi apresentado em 2008, mas só agora foi aprovado, devido a pesquisas que mostram o aumento das agressões e o baixo número de queixas, já que em 70% dos casos o agressor é o próprio companheiro, de acordo com pesquisas do Ministério da Justiça.

A deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), autora do projeto, explicou que "o objetivo do projeto é ampliar os serviços imediatos de segurança pública prestados às vítimas, enquanto outras medidas são tomadas para fortalecer a capacidade de reação da mulher em relação à violência doméstica".

Ela sustentou o pedido de funcionamento ininterrupto, sete dias por semana, alegando que a violência contra a mulher não tem hora para ocorrer. Consequentemente, as delegacias especializadas deverão permanecer abertas as 24 horas do dia, sete dias por semana", concluiu.

Sueli Vidigal alega que é público e notório que a violência urbana vem aumentando: "Faz-se necessário oferecer serviços ininterruptos de atenção à mulher vitimizada. As estatísticas brasileiras são aterradoras. Em 70% dos casos, o agressor é o próprio cônjuge ou companheiro. Por esta e por outras razões, é baixíssimo a quantidade de mulheres que denunciam as agressões. Temos que ampliar o horário da oferta dos serviços imediatos a serem prestados às vítimas por meio das forças de segurança pública", disse a deputada.

O projeto já foi aprovado em duas comissões. Sendo aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, vai direto para o Senado.

Fonte: agenciacongresso.com.br


http://www.vermelho.org.br/am/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=167563

MG: mulher mata companheiro enforcado ao flagrar abuso


Um homem de 26 anos foi morto por enforcamento com um fio de energia na madrugada desta terça-feira em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Segundo a Polícia Militar, ele "foi surpreendido pela mulher quando tentava fazer sexo oral com uma das filhas dela, que tem 11 anos", disse o cabo Iremar José de Farias, do pelotão da PM na cidade. De acordo com ele, "revoltada, ela pegou o fio e o enforcou até a morte".
A PM afirmou também que o homem era padrasto dos filhos da suspeita, de 34 anos. "Depois que ele morreu, a menina e outros filhos dela tomaram coragem e relataram que os abusos já aconteciam há mais tempo", disse o militar Vidal de Oliveira. A mulher foi presa por homicídio e encaminhada para a delegacia de Jaboticatubas, onde será ouvida pelo delegado e ficará à disposição da Justiça. Os filhos dela também foram encaminhados.

Fonte: http://news.google.com.br/news/story?ncl=http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/11/01/mulher-enforca-companheiro-ao-flagrar-abuso-em-mg/&hl=pt-BR&geo=br

EAD SENASP

 A necessidade de uma formação em nível superior é vital para a participação do profissional no mercado de trabalho; além de ser um importante diferencial na hora da contratação, o profissional não deve nunca se esquecer da relevância de uma atualização constante de seu currículo, através de palestras, cursos, pós-graduação, ensinos técnicos, enfim, o profissional deve sempre procurar uma melhoria do seu currículo para que seu crescimento profissional seja mais consistente.

O grande problema é que nem todas as pessoas possuem o tempo e o dinheiro necessário para poder frequentar esses tipos de atividade apresentadas como necessárias anteriormente; isso ocorre pois esses cursos demandam geralmente a presença física do estudante no local, o que dificulta o acesso de alguns indivíduos que não possuem meios ou mesmo tempo para se locomover até determinado local.
Para essas pessoas que não possuem tempo ou dinheiro para realizar uma especialização, as diversas instituições de ensino têm oferecido o EAD. O EAD é caracterizado como ensino à distância; esse método de aprendizagem consiste no recebimento de apostilas de estudo, por parte do aluno, utilizadas para desenvolver a aprendizagem na própria residência do estudante. Com certa frequência, alguns EAD oferecem aulas em sala de aula que ocorrem a cada semana ou quinze dias; o que facilita a logística necessária ao aluno.
O EAD SENASP é um programa de ensino à distância que tem como foco principal, profissionais que trabalhem na área de segurança pública; são oferecidos cursos nas mais diversas áreas de atuação de agentes de segurança pública; divididos em cargas horárias de quarenta e sessenta horas totais.

Cursos Oferecidos pelo EAD SENASP

Os cursos EAD SENASP que demandam quarenta horas totais são de:
  • Atendimento Policial à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica;
  • Saúde ou Doença;
  • Tráfico de Seres Humanos;
  • Violência, Criminalidade e Prevenção e Direitos Humanos.
Já os cursos EAD SENASP que demandam sessenta horas de carga horária total são de:
  • Formação de Formadores Polícia Federal;
  • Formação de Formadores Instituições Estaduais e Municipais;
  • Uso Progressivo da Força;
  • Local do Crime: isolamento e preservação;
  • Direitos Humanos; Combate à Lavagem de Dinheiro;
  • Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública;
  • Curso Busca e Apreensão; Emergência Hospitalar, entre outros.
Os cursos são oferecidos gratuitamente e são de extrema importância para a capacitação efetiva dos profissionais de segurança pública brasileiros; o EAD SENASP tem um papel fundamental na melhorara do currículo do profissional de segurança pública, fato essencial para a manutenção de uma equipe de trabalho bem preparada.

Fonte: http://oqueeh.com.br/ead-senasp

Vereador foi executado após rejeitar propina para mudar voto que afastaria prefeita

 

imageAdailton

A polícia alagoana dá como encerrada a investigação sobre o assassinato do vereador Luiz Ferreira, no dia 03 de setembro, na zona rural de Anadia. O parlamentar foi atingido por disparos de arma de fogo dentro de seu veículo.
A investigação mostrou que a morte do vereador foi decidida pela prefeita Sânia Tereza e seu marido Alessander Paes após Luiz Ferreira recusar várias ofertas de propina para que mudasse seu voto em uma votação que seria feita pela Câmara Municipal acerda de fraudes nos orçamento municipal.
Considerado neutro, Ferreira tinha decidido que tinha havido fraude na gestão do orçamento e votaria contra a prefeita, seu voto definir o afastamento da prefeita e este foi o principal motivo do crime.
Testemunha chave
No total foram três momentos onde houve busca e apreensão em residências dos acusados nas cidades de Anadia, Arapiraca e São Miguel dos Campos, no último deles a apreensão de dois chips telefônicos desnudou toda a trama, que foi denunciada por um dos participantes da reunião, onde foi tramada a morte do vereador.
Esta testemunha, considerada fundamental para a resolução do caso, explicou a polícia como o crime foi tramado.
Tudo que foi informado pela testemunha foi inteiramente comprovado pelas provas técnicas, fotos e principalmente conversas telefônicas gravadas pela polícia, que mostram todos os passos da quadrilha, arregimentada pelo policial militar Claudio Magalhães, primo da prefeita.
Os delegados e policiais envolvidos nos depoimentos ficaram espantados com o que eles classificam de“dissimulação” da prefeita, que chorou várias vezes e chegou a comparecer ao enterro do vereador, e principalmente do esposo da prefeita, que foi frio e chegou a apontar vereadores e até familiares da vítima como responsáveis pelo crime.
Dois veículos na hora do crime
Outra informação que vai ser confirmada pela polícia durante coletiva, é que cinco pessoas estavam na hora do crime, o policial Claudio Magalhães e o vigilante vigilante Adailton Ferreira teriam sido os autores do tiros.
Em outro carro, dirigido por Wallemberg Wanderson Torres da Silva, estavam Ewerton e Tiago dos Santos, eles pararam o veículo do vereador e deram cobertura aos atiradores.
Os delegados ainda trabalham para prender os três foragidos, Ewerton Santos Almeida, Tiago dos Santos Campos e Wallemberg Wanderson Torres da Silva. A prisão preventiva deles foi decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital.


MG: policial civil invade loja e mata ex-namorada em BH

Um policial civil matou a ex-namorada na tarde de segunda-feira dentro da marcenaria onde ela trabalhava no bairro Buritis, na região oeste de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, a vendedora Renata Miranda dos Santos, 30 anos, foi atingida por três tiros e morreu a caminho da Unidade de Pronto-Atendimento Oeste, no bairro Jardim América.
De acordo com o cabo Valdir Morais, do 5º Batalhão da Polícia Militar, "a vítima estava em seu local de trabalho quando o seu ex-namorado compareceu até essa firma procurando por ela. Ao avistá-la, já sacou a arma e efetuou os disparos. Ela foi atingida no braço e barriga, socorrida a UPA Oeste, até então com vida, mas infelizmente chegou ao óbito. Pelas informações que pegamos com amigas da Renata, ela e o ex-namorado estavam vivendo uma situação bastante conturbada e ele não concordava com o fim do relacionamento," disse, informou que operação conjunta seria realizada com o objetivo de localizar o autor dos disparos.
O policial, identificado como Dênis Breno Machado, 38, fugiu em um carro prata logo após o crime e até as 21h não havia sido localizado. Na marcenaria, amigos e familiares da vendedora estavam em estado de choque e não quiseram falar com a reportagem.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5447054-EI5030,00-MG+policial+civil+invade+loja+e+mata+exnamorada+em+BH.html

Mulher é presa suspeita de tentar entrar com drogas em cadeia no Rio

Prisão foi realizada com ajuda do Disque-Denúncia.
Mulher confessou que iria entregar droga a presas.


Agentes da Superintendência de Inteligência Penitenciária (Sispen) prenderam, na noite desta segunda-feira (31), uma mulher suspeita de tentar entrar com drogas na Unidade Prisional Oscar Stevenson, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, a mulher foi presa em flagrante com a ajuda de informações do Disque-Denúncia.
Ainda de acordo com a polícia, durante a revista, inspetoras penitenciárias verificaram que a mulher, de 28 anos, carregava maconha, cocaína e crack nas partes íntimas. Ela confessou que as drogas seriam entregues a presas.

O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/policia-prende-suspeita-de-tentar-entrar-com-drogas-em-cadeia-no-rio.html
 

Mulher abandona bebê após tentar vendê-lo por R$ 100

Uma mulher abandonou um bebê de apenas oito meses na porta da casa de uma desconhecida há cerca de uma semana após tentar vender a criança por R$ 100. O caso chegou ao Conselho Tutelar do Tabuleiro do Martins na manhã desta segunda-feira (31). Os conselheiros informaram que ela tentou vender o filho e, como não conseguiu, decidir abandonar. A jovem identificada como Even dos Santos, de 19 anos, está desaparecida.
A mulher abandonou a criança no conjunto Cleto Marques Luz há uma semana e populares contaram que não é a primeira vez que isso acontece. “O pessoal disse que ela faz isso com frequência e, logo depois, se arrepende. Populares informaram que depois que ela se arrepende, ameça a pessoa que está com a criança e diz que vai levar uma gangue para tomar o filho de volta”, disse o conselheiro tutelar, Mano Monteiro.
O conselheiro disse ainda que Even é usuária de drogas e que os familiares estão indecisos se vão ficar com a criança. “Quando fomos buscar o bebê, uma tia da garota apareceu e disse que não tinha condições de cuidar da criança. Já a avó do garoto se interessou em cuidar, mas só ligou e não apareceu”, informou Monteiro.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, caso seja confirmado o crime de abandono de incapaz, a mulher pode pegar de dois a seis anos de detenção. De acordo com o Conselho Tutelar, o fato também caracteriza tráfico de crianças, já que ela pretendia vender o bebê.
A criança ainda não é registrada, mas recebeu o nome de Victor Gabriel pelos moradores. O bebê será encaminhado para o 28º Juizado da Infância e da Juventude, na Ponta Verde, para que seja decidido seu futuro.
Segundo o Conselho Tutelar, a criança está aparentemente saudável, apesar de vizinhos terem denunciado que a mãe batia no bebê.
O Conselho Tutelar entrou em contato com a casa de adoção Rubens Colaço, mas não poderá deixar Victor Gabriel no local porque não há mais vagas. Não há informação sobre o pai da criança, nem sobre onde está a mãe.
Fonte: Tudo na Hora.com.br

Jovens marcham em defesa da mulher

Desde que foi criada, há cinco anos, a Lei Maria da Penha, que pune a violência contra a mulher, já registrou 237.271 relatos no Brasil. Dentre as denúncias mais comuns está a violência física, com 141.838 casos. Somente nos seis primeiros meses de 2011, o Pará já registrou 214,52 denúncias para cada grupo de 50 mil mulheres, tomando o terceiro lugar no ranking por Estado.

Diante dessa realidade, jovens integrantes de algumas paróquias de Belém, marcharam pelas ruas do bairro da Terra Firme evidenciando o protagonismo que as mulheres devem exercer em suas próprias vidas.

Ontem se comemorou o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Assim, vestidos com lenços brancos na cabeça, os jovens cantavam e gritavam para alertar a sociedade para a preocupação com uma parcela específica da sociedade, as mulheres: "a  marcha pode ser uma motivação para muitas mulheres saírem dessa situação. Pode ajudar muitas mulheres a tomar coragem para denunciar”.

Para Carlos Gouvêa, 23 anos, que também participava da marcha, há uma ampla necessidade de se discutir o assunto entre os jovens. Participante da marcha há sete anos, através da Paróquia de Santa Edwiges, ele acredita que a mulher jovem enfrenta ainda mais desafios. “Nós jovens sofremos o maior índice de ataques pela violência por falta de políticas públicas”.

Desviando dos caminhões e pedaços de tábuas de madeira, por onde passava, a caminhada deixava nas mãos de cada mulher a cor branca das rosas entregues. Com a sua nas mãos, Maria Jezuína olhava sorridente para a rua da porta da casa de madeira. Aos 75 anos, após criar os filhos e se tornar viúva, ela entendia bem a importância de se propagar o combate à violência contra a mulher. “É importante para fazer as pessoas acordarem”.