sexta-feira, janeiro 06, 2012

Cai mais um ‘braço’ de Nem

Acusado de homicídios e de ser homem de confiança de Antônio Bonfim Lopes, o Nem, além de ‘chefiar’ os principais redutos da facção Amigos dos Amigos (ADA) no eixo São Gonçalo-Niterói, Alex Moreira Pereira, o Drill, 29 anos, foi preso, ontem, por policiais da moto-patrulha, lotados no 12º BPM (Niterói), durante blitz, no Centro. 


Leia mais em: http://www.osaogoncalo.com.br/site/pol%C3%ADcia/2012/1/6/35781/cai+mais+um+%E2%80%98bra%C3%A7o%E2%80%99+de+nem+


Minas Gerais tem 87 municípios em estado de emergência

A situação em Minas Gerais se agravou nas últimas horas. A Defesa Civil estadual informou que já são 87 municípios em estado de emergência em decorrência dos impactos causados pela chuva e pelas enchentes na região. Ontem (5) à noite foram incluídos mais 13 municípios entre os que necessitam de atenção e ajuda especial. Porém, no total, são 142 municípios afetados.

Leia mais em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/01/06/minas-gerais-tem-87-municipios-em-estado-de-emergencia/

Muito além das cidades-sede


MTur define 88 produtos e 184 destinos para que o turista estrangeiro aproveite a Copa do Mundo e conheça mais o Brasil.

O Ministério do Turismo concluiu a definição de produtos e destinos turísticos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Serão 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial. A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.

Conheça o mapa dos destinos turísticos em: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/noticias/todas_noticias/Noticias_download/Roterios_Copa_2014.pdf


 

Lei da mobilidade urbana avança ao incentivar transporte público e coletivo

A nova Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sancionada na quarta-feira (4) pela presidenta Dilma Rousseff, traz um conjunto de medidas que, se efetivadas, podem trazer avanços importantes para o problema do trânsito nas grandes cidades. O objetivo da Lei 12.587, que passou 17 anos em tramitação no Congresso Nacional, é incentivar a ampliação dos transportes públicos e não motorizados como foco para a melhoria da mobilidade urbana.

Leia mais em:  http://www.redebrasilatual.com.br/blog/desafiosurbanos/lei-da-mobilidade-urbana-avanca-ao-incentivar-transporte-publico-e-coletivo
A Câmara analisa projeto que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para tipificar como crime a utilização de linhas cortantes com cerol ou assemelhadas em vias públicas, mesmo que seja para empinar pipas. Pela proposta (Projeto de Lei 2446/11), do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), também ficam proibidas a produção e a venda dessas linhas.

Se o projeto for transformado em lei, a punição prevista para seu descumprimento será de detenção de três meses a um ano, se o fato não constituir crime mais grave. O autor observa que devido a sua pouca visibilidade, as linhas com cerol têm feito vítimas principalmente entre motociclistas.
Projeto semelhante com pena controversa
Em setembro passado, porém, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado já havia aprovado proposta semelhante, proibindo o uso de cerol ou linha chilena especificamente em pipas e papagaios. Naquele caso, a previsão de pena de detenção é de até seis anos para quem usar ou fabricar os produtos. A definição da pena, considerada alta por alguns deputados, causou polêmica no colegiado. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Edio Lopes (PMDB-RR) ao Projeto de Lei 402/11, da deputada licenciada Nilda Gondim (PMDB-PB).

Vidro moído
Segundo Ricardo Berzoini, é comum que, como travessura, uma pessoa que está passando corte o fio que segura a pipa, fazendo com que ela seja levada pelo vento. Para evitar que isso ocorra, os donos da pipa ou papagaio geralmente passam cerol com vidro moído ao longo do fio ou utilizam outras linhas semelhantes igualmente cortantes. “Disto têm resultado graves lesões em geral no pescoço, tendo-se mesmo notícias de inúmeras vítimas fatais devido a essa espécie de acidente”, afirma Berzoini.


Tramitação
Antes de ir a Plenário, a matéria deverá ser examinada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SEGURANCA/207664-PROPOSTA-TIPIFICA-COMO-CRIME-USO-DE-LINHA-COM-CEROL.html