segunda-feira, setembro 26, 2011

Arábia Saudita. Mulheres ganham direito a votar e a serem candidatas

http://www.ionline.pt/conteudo/151835-arabia-saudita-mulheres-ganham-direito-votar-e-serem-candidatas

A ABOMINÁVEL HOMOFOBIA

                                                                                              Cláudio Cassimiro Dias

                Temos presenciado nesses últimos dias, uma onda de violência contra homossexuais, em todo território nacional. Agressões que vão desde insultos, agressões físicas e até mesmo morte de homossexuais.
                O objetivo do texto não passa pela questão de analisar gênero, nem opção sexual das pessoas, mas, demonstrar que qualquer tipo de discriminação, além de ser contrária aos preceitos constitucionais, ainda traz um lado vil do pensamento humano.
                Discriminar um ser humano pela opção religiosa, pela cor superficial de sua pele, por convicção política, ou pelo fato de sua opção sexual é, no mínimo abominável.
                A violência, por sua vez, em qualquer nível animaliza as ações humanas para com seus semelhantes.
                Se pensamos diferente da maioria, ou se não aceitamos algum posicionamento social, e mesmo se somos contrários as práticas de alguma “tribo urbana”, isso não nos dá o direito de partirmos para um sectarismo social. O fato de sermos heterossexuais não nos exime da responsabilidade de debater o tema.
                São várias as análises que levam a explicação dessa homofobia exacerbada, como preconceitos arraigados na mentalidade dos povos, como uma inaceitabilidade das diferenças.
                É preciso uma mudança nos conceitos e preconceitos que atrasam o desenvolvimento no pensamento humano.
                Uma forma inovadora de ver a sociedade atual, e um melhor entendimento do que preceitua nossa Carta Magna, em seu texto que prevê que: “... todos são iguais perante a lei, sem preconceito...”.
                Ou seja,  esse trecho da Constituição federal reza que nenhuma forma de preconceito deve existir.
 Aprendamos a viver com as diferenças.

* CLAUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, Poeta e escritor, Especialista (Latu Sensu) em Criminologia, Bacharel em Direito, Bacharel em Historia, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Policia Militar de Minas Gerais, Cadeira 28, Ex-Diretor Jurídico do CSCS/PMBMMG, Representante dos Militares da Ativa no Conselho de Previdência do Estado (CEPREV/MG), Pesquisador da Historia Militar e palestrante.