sábado, outubro 15, 2011

Saúde da mulher: prevenção contra o HPV

O HPV – vírus do papiloma humano – é um vírus com mais de 200 variações e um dos vírus que mais afeta a saúde da mulher. A principal forma de transmissão deste vírus é através do contato sexual. Apesar das suas muitas variações apenas 4 causam a maioria das infecções, afetando a saúde da mulher.
O vírus pode manifestar-se de forma benigna, como no caso das verrugas na pele, mas pode afetar a saúde feminina causando verrugas vaginais e nos casos mais graves pode mesmo provocar o câncer no colo do útero, que juntamente com o câncer dos seios é dos canceres mais frequentes nas mulheres. Por esse motivo é necessário se prevenir contra o vírus.
Uma das formas de prevenção é através do uso de camisinha no ato sexual e da redução de parceiros sexuais, é necessário também manter hábitos e cuidados higiênicos e manter uma alimentação saudável, já que uma boa alimentação é uma das melhores formas de evitar problemas de saúde. É também muito aconselhável, diria obrigatório, fazer regularmente consultas de saúde da mulher numa ginecologista e fazer os exames de prevenção, como a citologia.
33009  tipos de hpv 300x225 Saúde da mulher: prevenção contra o HPV
Se o vírus for detectado precocemente poderá ser tratado mais facilmente. Atualmente a melhor forma de prevenir o vírus é através da vacina contra o HPV, que protege a saúde feminina contra os quatro tipos do vírus mais perigosos, o 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros são os principais causadores de verrugas genitais, enquanto o 16 e 18 são os principais responsáveis pelo câncer do colo do útero. Existe ainda outra vacina para proteger apenas contra as variações 16 e 18. A vacina é recomendada para mulheres entre os 9 e 26 anos, sendo aconselhável a vacinação antes de se iniciar a vida sexual. Se já não tiver idade para tomar a vacina não se preocupe, siga as recomendações do seu médico ginecologista para uma boa prevenção e faça o rastreio anual. E lembre-se: é melhor prevenir que remediar!

http://www.mulherweb.com.br/saude-da-mulher-prevencao-contra-o-hpv/

Dia Mundial de Lavar as Mãos: reduzir índice de mortalidade infantil



Cidade do Vaticano (RV) - Celebra-se, neste sábado, o Dia Mundial de Lavar as Mãos.

A iniciativa é comemorada, a cada ano, em 15 de outubro, e se realiza em diversos países e tem como objetivo ressaltar a importância de lavar as mãos. No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva seus 223 mil voluntários a levar essa informação para as famílias e comunidades.

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), todos os anos mais de 3 milhões e 500 mil crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas.

É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% das que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos, várias vezes ao dia, fosse um hábito.

A Pastoral da Criança e a marca Lifebuoy desenvolvem, desde 2010, ações que incentivam o ato de lavar as mãos. A marca e a Pastoral da Criança preocupam-se com o desenvolvimento saudável das crianças e utilizam informações educativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Lifebuoy e a Pastoral da Criança distribuíram mais de 131 mil sabonetes e 394 mil panfletos explicativos a 116 mil famílias de vários municípios dos Estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina.

Com tal iniciativa pretende-se diminuir o elevado índice de mortalidade infantil no Nordeste, Sudeste e Sul. (MJ)


http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=529242


A solidão é um "assassino oculto" do idoso

A solidão é o "assassino invisível" do idoso, que ameaça a saúde, tanto quanto a obesidade ou o tabagismo. O alerta é de uma campanha – Campaign to EndLoneliness – organizada por ONGs britânicas, que alegam que o custo emocional da solidão pode ser conhecido, mas os danos físicos provocados por ela têm sido negligenciados.
Britânicos promovem campanha contra o fim da solidão na velhice.
Leia mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--64-20111011&tit=a+solidao+e+um+assassino+oculto+do+idoso