sábado, outubro 15, 2011

Saúde da mulher: prevenção contra o HPV

O HPV – vírus do papiloma humano – é um vírus com mais de 200 variações e um dos vírus que mais afeta a saúde da mulher. A principal forma de transmissão deste vírus é através do contato sexual. Apesar das suas muitas variações apenas 4 causam a maioria das infecções, afetando a saúde da mulher.
O vírus pode manifestar-se de forma benigna, como no caso das verrugas na pele, mas pode afetar a saúde feminina causando verrugas vaginais e nos casos mais graves pode mesmo provocar o câncer no colo do útero, que juntamente com o câncer dos seios é dos canceres mais frequentes nas mulheres. Por esse motivo é necessário se prevenir contra o vírus.
Uma das formas de prevenção é através do uso de camisinha no ato sexual e da redução de parceiros sexuais, é necessário também manter hábitos e cuidados higiênicos e manter uma alimentação saudável, já que uma boa alimentação é uma das melhores formas de evitar problemas de saúde. É também muito aconselhável, diria obrigatório, fazer regularmente consultas de saúde da mulher numa ginecologista e fazer os exames de prevenção, como a citologia.
33009  tipos de hpv 300x225 Saúde da mulher: prevenção contra o HPV
Se o vírus for detectado precocemente poderá ser tratado mais facilmente. Atualmente a melhor forma de prevenir o vírus é através da vacina contra o HPV, que protege a saúde feminina contra os quatro tipos do vírus mais perigosos, o 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros são os principais causadores de verrugas genitais, enquanto o 16 e 18 são os principais responsáveis pelo câncer do colo do útero. Existe ainda outra vacina para proteger apenas contra as variações 16 e 18. A vacina é recomendada para mulheres entre os 9 e 26 anos, sendo aconselhável a vacinação antes de se iniciar a vida sexual. Se já não tiver idade para tomar a vacina não se preocupe, siga as recomendações do seu médico ginecologista para uma boa prevenção e faça o rastreio anual. E lembre-se: é melhor prevenir que remediar!

http://www.mulherweb.com.br/saude-da-mulher-prevencao-contra-o-hpv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário