terça-feira, outubro 25, 2011

OS 10 % DO EFETIVO FEMININO

Dr Humberto Magno Peixoto Gonçalves
 

As mulheres conseguiram notáveis vitórias nos últimos anos em sua luta histórica pela inserção no mercado de trabalho. Deixaram de ser simples dona de casas, quando sua vida girava em torno do grupo familiar (filhos e marido) e passaram a ser chefes de família. Conseguiram se inserir em todos os mercados de trabalho, não existindo mais restrições para os homens e mulheres, a não ser é claro nas Forças Armadas brasileiras. 

Nas Forças Armadas, mais propriamente na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, existe. Elas conseguiram a sua inserção nesse nicho de mercado à conta gotas: podem ser apenas 10% do efetivo operacional dessas Corporações.

Nos perguntamos: qual o parâmetro objetivo adotado pelo poder executivo mineiro para fixar o patamar de 10 % de mulheres para o preenchimento das cotas do efetivo de policiais e bombeiros militares. Quais foram os estudos científicos feitos para chegar nesse patamar místico de 10 %.  

Diante desse quadro das corporações militares mineiras, traço um paralelo com o Exército Vermelho Soviético que era composto por homens e mulheres, e numa nítida situação de inferioridade, conseguiram impedir o avanço nazista em direção à tomada de Moscou.

Os oficiais soviéticos tomaram uma decisão acertada ao admitirem mulheres em suas fileiras. Elas não estavam lá para atender à legislação de cotas, mas sim imbuídas no dever sagrado de defender sua pátria.  

Nosso governador deveria analisar a história do mundo e verificar que as mulheres em diversas oportunidades já demonstraram a sua capacidade de luta. 

Apenas para ilustrar, segundo vários estudos feitos na atualidade a população carcerária feminina  é a que mais cresce. Muito mais que 5 % ao ano.

Em inúmeras oportunidades os policiais militares masculinos tiveram e têm dificuldades  para realizar procedimentos de abordagem em mulheres pelo fato de não haver mulher na guarnição ou na Companhia no horário específico. O que corrobora a necessidade de um efetivo maior.

Limitar a entradas de mulheres nas corporações militares mineiras ao ínfimo percentual de 10 % significa uma prova cabal da incompetência do Estado em ver o óbvio: as corporações militares mineiras precisam de mais de 10 % de mulheres em seu efetivo operacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário