terça-feira, outubro 18, 2011

ONU autoriza retirada gradual de homens da Força de Paz no Haiti

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou no dia 14 - sexta-feira (14) a retirada de 3,2 mil militares estrangeiros que atuam na Força de Paz no Haiti. A retirada deverá ocorrer de forma gradual. A medida foi tomada porque a comunidade internacional concluiu que o governo do presidente do Haiti, Michel Martelly, tem condições de administrar as questões de segurança e paz internas.

Desde 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) está em atuação na tentativa de garantir a segurança e a paz na região que sofre com a ação de guerrilhas urbanas. Com graves problemas sociais, como por exemplo, falta de infraestrutura e desemprego, o país é considerado um dos mais violentos do mundo.

Leia em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/10/14/onu-autoriza-retirada-gradual-de-homens-da-forca-de-paz-no-haiti

Governo quer reter verbas de Estados que não informarem dados de crimes

Segundo o ministro da Justiça, a intenção é forçar os Estados a forneçer números confiáveis sobre a criminalidade em cada local

O governo federal deixará de repassar verbas destinadas à área de segurança pública aos Estados que não informarem corretamente as estatísticas sobre a criminalidade, disse nesta segunda-feira (10) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a decisão constará de medida provisória que será assinada pela presidenta Dilma Rousseff criando o sistema nacional de estatística e informação em segurança pública.

Leia em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/governo-quer-reter-verbas-de-estados-que-nao-informarem-dados-de-crimes/n1597266229823.html

Capacitação gratuita para cuidadores de idosos

Acontece nesta terça-feira (18) Curso Básico, gratuito, para Cuidadores de Idosos. As atividades acontecem a partir de 19h30, no Auditório Faculdade de Medicina de Barbacena numa promoção da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia.

Leia em: http://www.barbacenaonline.com.br/noticias.php?c=7243&inf=5

No âmbito do Dia Mundial da Menopausa, urge a desmistificação do problema

Menopausa: Mulheres temem por desconhecimento.

Hoje, 18 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Menopausa, e o alerta é dado pela Sociedade Portuguesa de Menopausa que, em entrevista exclusiva ao Sapo Mulher, fala sobre os efeitos deste mal e como podem ser prevenidos e/ou enfrentados.
Mário Sousa revela que “quando uma mulher entra nesta fase da sua vida deve recorrer ao seu médico e referir os seus sintomas, expor as suas dúvidas e angústias, perguntar quais os tratamentos e modificações do seu estilo de vida a seguir. Sem dúvida que este a vai aconselhar, medicar se esse for o seu caso, para além de um exercício físico regular, uma dieta equilibrada, redução do consumo de álcool, deixar de fumar…”

Leia em http://mulher.sapo.pt/actualidade/noticias/-menopausa-mulheres-temem-por-1194503.html