sexta-feira, novembro 25, 2011

DIA INTERNACIONAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Em pesquisa da AVON/IPSOS, 59% dos entrevistados declararam conhecer alguma mulher que já sofreu agressão (65% das mulheres e 53% dos homens). Desses 59%, 63% fizeram algo para ajudar, sendo que as mulheres entrevistadas foram mais proativas com as vítimas. 44% conversaram com elas, 28% orientaram a buscar ajuda jurídica ou policial/serviço de ajuda especializado. Seis em cada dez entrevistados conhecem alguma mulher que sofreu violência doméstica.
A violência contra a mulher é uma questão que perpassa por tantos vieses que nos é impossível determinar apenas uma origem. Começa, talvez, na infância com o estereótipo de mulher que a sociedade deseja e em cujos padrões é educada. Padrões esses que a preparam para o casamento, a maternidade e a administração do lar.
Continua ao longo da vida com a construção do papel social da mulher, e do homem, em que ele provê o sustento da família e ela administra o lar. Assim é histórica a quantidade de relatos de mulheres que se submetem a serem espancadas por seus maridos, companheiros em nome da manutenção da família e da dependência econômica, ou seja, de outra forma, não têm como alimentar seus filhos.
Hoje, apesar de receber a mesma educação que suas avós, há uma nova mulher em construção,  que percebe que não precisa ter como verdades absolutas os padrões de comportamento repassados por sua sociedade; que existem outras culturas, umas mais, outras menos evoluídas,  que tratam a mulher de diferentes modos. Isto a permite escolher que  tipo de mulher deseja ser.
E a mulher que hoje desejamos ser nem sempre satisfaz às expectativas dos homens que possuem vínculo familiar ou afetivo conosco. Muitas vezes esses homens foram educados para nos verem como  propriedade; assim,  por acharem que devemos  obedecer cegamente  às suas ordens e desejos, usam do artifício da força bruta para submeter-nos.
HOJE, dia, em que o combate à violência contra a mulher ganha maior visibilidade através da marca do Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, a AMPROSEG – Associação das Mulheres  Profissionais de Segurança Pública  de Minas Gerais, por seu histórico de lutas em defesa dos direitos e emancipação da mulher conclama  todas as mulheres  a se perguntarem, em que suas ações ou omissões têm contribuído para proliferação dessa violência e de que forma poderão contribuir para erradicá-la, quer seja na prevenção, através de uma melhor condução da educação de seus  filhos, quer seja no combate efetivo à violência: arregaçando as mangas: denunciando-a e exigindo do Estado políticas públicas e leis mais eficazes. 

PF realiza operação contra tráfico internacional em 11 Estados

Investigações começaram em janeiro com foco na cidade de Porto Esperidião, no Mato Grosso; serão cumpridos 49 mandados de prisão no País

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Mahyah, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas. Serão cumpridos 49 mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensões em 11 Estados: Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso.

As investigações começaram em janeiro com foco em Porto Esperidião (MT), onde mora o principal investigado, e em Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato. Ao longo dos 10 últimos meses, foram presas 18 pessoas e apreendidos 230,5 quilos de pasta base de cocaína, R$ 40 mil e veículos.
Até 8h30, a PF não tinha um balanço sobre o número de presos. No início da manhã, já haviam sido apreendidos cerca de 30 galos de briga em uma fazenda na região de Porto Esperidião, além de duas armas e drogas.

Leia em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pf-realiza-operacao-contra-trafico-internacional-em-11-estados/n1597383228591.html

Brasil estuda vacina contra câncer criada a partir de protozoário da doença de Chagas

A cientista brasileira, Carlina Junqueira, doutoranda da universidade Federal e Minas Gerais (UGMG), identificou que o protozoário causador da doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi, pode ser uma das respostas para a criação de uma vacina eficaz contra o câncer. O estudo foi publicado na revista da Academia nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Leia em:  http://www.noticiasbr.com.br/brasil-estuda-vacina-contra-cancer-criada-a-partir-de-protozoario-da-doenca-de-chagas-30560.html

Polícia liberta mulher que estava há três meses em cárcere privado em Minas

Belo Horizonte - A Polícia Militar libertou nesta quinta-feira, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, uma mulher de 25 anos que esteve por três meses sendo mantida em cárcere privado pelo marido. Ela foi encontrada com queimaduras e marcas de agressão pelo corpo.

O marido da vítima, Antônio Augusto dos Santos Neto, 28 anos, confessou as agressões justificando que estava forçando ela contar uma suposta traição. Ele foi preso em flagrante e deverá ser indiciado por tortura.

Sabrina Regina dos Anjos recebeu atendimento médico no hospital Nossa Senhora de Lourdes e depois prestou depoimento com o marido na Delegacia de Nova Lima. Ela disse que foi torturada e que era proibida de sair de casa.

MEC vai recorrer de decisão que permite crianças menores de 6 anos no ensino fundamental

O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer da decisão da Justiça Federal que suspendeu uma resolução que impedia a matrícula de crianças menores de 6 anos no ensino fundamental. Pela regra, estabelecida em 2010 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado à pasta, o aluno precisa ter 6 anos completos até 31 de março do ano letivo para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental – caso contrário deverá permanecer na educação infantil.
Leia mais em: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111124184846&assunto=21&onde=Brasil

Ministério da Justiça ameaça alterar classificação de 'Fina Estampa'

Rio - Quando “Fina Estampa” estreou na Rede Globo, no dia 23 de agosto, foi classificada pela emissora como uma novela imprópria para menores de 12 anos de idade. Quase três meses depois, o Ministério da Justiça deu seu parecer quanto à classificação da obra.

Nesta terça-feira, foi publicado um despacho do Diário Oficial da União em que era discutido se o caráter do programa é ou não próprio para a classificação atual.

De acordo com o texto, no começo deste mês, em 03 de novembro, a emissora foi formalmente advertida pelo departamento de justiça, que constatou por monitoramento “que a obra apresentava conteúdos violentos, cenas envolvendo prostituição, estigma, preconceito e violência familiar - todos inadequados à classificação atribuída pela emissora”.

Após receber as justificativas da Rede Globo, o departamento de Justiça decidiu deferir a continuidade da autoclassificação, mas não sem um aviso bem claro: devido à violência e estigma, vai continuar monitorando a obra.

As informações são do IG

Heineken exclui mulheres de biquíni de comercial da Kaiser

Após passar por reformulação, Kaiser é relançada pela multinacional holandesa e terá nova campanha, em que as mulheres aparecem como consumidoras.

A multinacional holandesa Heineken reformulou a marca Kaiser no Brasil, onde a cerveja passou a ser produzida neste ano com padrões mais rígidos de qualidade. O produto começa chegar nesta semana, de cara nova, aos bares e supermercados de todo o País, com uma campanha que também se diferencia dos típicos comerciais de cerveja brasileiros, que costumam apelar para mulheres sexies, em poses provocantes.