quinta-feira, novembro 17, 2011

Ação da PF em 6 Estados prende ao menos 22 por contrabando

Uma ação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira em seis Estados brasileiros prendeu, até agora, pelo menos 22 pessoas. A Operação Láparos tem como objetivo desbaratar uma quadrilha de contrabando que vinha agindo nas regiões de fronteira e contava com a participação de policiais no esquema. Foram expedidos 150 mandados de busca e apreensão e 108 de prisão preventiva, dos quais 43 são contra policiais.

Os mandados estão sendo cumpridos em 38 cidades do Paraná, quatro de São Paulo, três do Mato Grosso do Sul, três de Minas Gerais, uma de Rondônia e uma do Mato Grosso. Em 14 meses de investigação, a PF apreendeu 3 milhões de pacotes de cigarros, 6,5 toneladas de agrotóxico, contrabandeados do Paraguai, 109 caminhões, 79 carros e 13 embarcações. Nesse período, 202 pessoas acabaram presas em flagrante.

A quadrilha contava com o auxílio de policiais civis, militares e agentes da Polícia Rodoviária Federal que informavam sobre as ações da PF de repressão ao contrabando para facilitar a circulação dessas mercadorias.

Láparos são filhotes de coelhos. A operação recebeu esse nome devido a facilidade com que a quadrilha se multiplicava.

Fonte: Terra

Mulher é presa com beterrabas ‘recheadas’ de cocaína


Uma boliviana de 47 anos foi presa nesta quarta-feira (16), na BR-262, após ser flagrada com 6,5 quilos de beterrabas ‘recheadas’ de cocaína. A ação foi realizada por patrulheiros da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Segundo informações policiais, a mulher estava em um ônibus que fazia o itinerário Corumbá-Campo Grande. Ela teria recebido a bolsa com 21 beterrabas e viria até a Capital para visitar seu esposo. A droga foi inserida artesanalmente no tubérculo.
Veja em: http://www.midiamax.com/noticias/776348-mulher+presa+com+beterrabas+recheadas+cocaina.html

Projeto prevê auxílio à mulher em situação de violência doméstica

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1362/11, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que institui, no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o auxílio temporário a ser concedido a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Pela proposta, o benefício será concedido por até seis meses, com base em decisão judicial, para as seguradas que necessitem se afastar do trabalho para preservar sua integridade física e psicológica. O cálculo do benefício será feito de acordo com o salário de contribuição da segurada, respeitados o limite mínimo, correspondente a um salário mínimo, e máximo do RGPS, fixado em R$ 3.689,66. O auxílio não poderá ser acumulado com outro benefício da Previdência, inclusive o seguro-desemprego.
O autor lembra que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) já permite que o juiz conceda à mulher o direito de se afastar do emprego por até seis meses sem que haja rompimento do vínculo empregatício. “Quando o juiz concede à mulher o direito de afastamento, a empresa, na maioria das vezes, suspende o contrato de trabalho. A mulher deixa de receber qualquer remuneração mensal, o que a impede de viver dignamente. Além disso, a disposição legal vigente não fornece qualquer proteção a outras trabalhadoras que não tenham vínculo empregatício”, afirmou.
Para o parlamentar, a concessão de um auxílio temporário a todas as mulheres em situação de violência doméstica e familiar contribuirá paras estimular as denúncias e gradativamente erradicar essa forma de violência.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/205496-PROJETO-PREVE-AUXILIO-A-MULHER-EM-SITUACAO-DE-VIOLENCIA-DOMESTICA.html

Campanha recolhe 38,8 mil armas no país em seis meses

Agência Brasil

BRASÍLIA - Em vigor há seis meses, a Campanha Nacional do Desarmamento recolheu 38,8 mil armas de fogo em todo o país. De acordo com o Ministério da Justiça, o número de armas arrecadadas nos primeiros seis meses de campanha se aproxima do total entregue na campanha de 2008/2009: 31,8 mil armas de fogo.

O balanço divulgado nesta quarta-feira (16) pelo ministério mostra que os revólveres são a maior parte das armas entregues: 15,4 mil. Também foram recolhidas mais 4,4 mil armas de grande porte, como espingardas, rifles e fuzis.


Leia mais em: http://www.dci.com.br/Campanha-recolhe-38_8-mil-armas-no-pais-em-seis-meses-9-398383.html