segunda-feira, outubro 17, 2011

POLICIAIS AMEAÇADOS, AGENTES PENITENCIÁRIOS ACUADOS E O SISTEMA PENITENCIÁRIO FRAGILIZADO

CABO CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS
Criminólogo

Nos dias atuais percebe-se que agentes penitenciários, policiais civis e militares e agentes do sistema de defesa social, e até juizes estão sendo vitimados e ameaçados pelos marginais. Exemplo disso é a relação de procurados postada em toda a mídia brasileira, de marginais de Minas Gerais. Inclusive 5 (cinco) deles já foram presos.
Mas, essa lista de procurados é apenas uma gota d’água no oceano, pois nossos policiais estão acuados e de mãos amarradas, pois os marginais têm mais direitos que os agentes que representam o estado. Antes que os policiais militares terminem o B.O. (Boletim de Ocorrência) os marginais são liberados, pelas leis que lhes são benevolentes.
O estado não consegue punir os marginais, e os policiais são punidos, a todo momento, e ameaçados conjuntamente com suas famílias.
A morte da juíza Patrícia Acioli trouxe à tona um debate mais acirrado acerca do tema. Pois o sistema demonstra falhas e mesmo fragilidade por parte do Estado.
Há algum tempo atrás os marginais não tinham coragem de ameaçar policiais, pois sabiam que o resultado não seria nada bom para eles.
Não se quer aqui criar uma polícia violenta e que aja como na lei de Talião “olho por olho, dente por dente”, porém, que as autoridades façam valer a lei.
Nossos representantes e sociedade organizada devem iniciar um debate centrado na proteção aos policiais, como guardiães da sociedade, para que num futuro muito próximo não ocorra uma inversão total de valores, onde o cidadão de bem fique preso, e o cidadão, dito infrator transite livremente praticando crimes e ameaçando policiais ao bel prazer. Afinal, Polícia é polícia e pronto.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CSCSPMBMMG em 2012. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar.