terça-feira, outubro 04, 2011

Cresce o contágio da aids entre jovens gays e idosos

Homens deixam camisinha de lado e crescem nas estatísticas do HIV

Fernanda Aranda, iG São Paulo
enviar por e-mail
Cresce o contágio da aids entre jovens gays e idososHomens deixam camisinha de lado e crescem nas estatísticas do HIV

* campos são obrigatórios
corrigir
Cresce o contágio da aids entre jovens gays e idososHomens deixam camisinha de lado e crescem nas estatísticas do HIV

* campos obrigatórios

Foto: Getty Images
Na sala escura da boate gay e nos encontros marcados após o baile da terceira idade, os homens brasileiros de todas as idades e orientações sexuais têm deixado a camisinha de lado e, por isso, crescido nas estatísticas da aids.
O novo boletim do Ministério da Saúde, que mapeia os casos de contaminação pelo vírus HIV, revela a vulnerabilidade generalizada, impulsionada pelo uso de drogas – seja o ecstasy ou o Viagra.
A proporção de registros entre homossexuais de 13 a 24 anos bateu recorde. Este grupo, em 2010, somou 35,1% do total de infecções masculinas na faixa etária, a maior taxa desde o início da epidemia, em 1980. Simultaneamente, entre os mais maduros

Leia mais em:

http://saude.ig.com.br/minhasaude/cresce-o-contagio-entre-jovens-gays-e-idosos/n1597243382637.html

Polícia Civil será comandada pela 1ª vez por uma mulher

Durante os próximos 15 dias, no período de 3 a 17 de outubro, a Polícia Civil de São Paulo será comandaa pela 1ª vez por uma mulher. A delegada geral adjunta, Ana Paula Batista Ramalho Soares, assume o cargo interinamente em substituição ao delegado geral, Marcos Carneiro Lima, que sai de férias.

De acordo com a delegada adjunta, esta oportunidade mostra que a Polícia Civil não tem preconceitos e há espaço para todos os gêneros. “Acho muito importante pois abre precendente para todas as delegadas de Polícia do Estado de São Paulo. É a demonstração efetiva de que, na Polícia Civil, homens e mulheres têm as mesmas oportunidades e ascensão na carreira”.
Delegada de polícia há 23 anos, Ana Paula é formada em Direito pela Universidade Mackenzie. Com grande experiência na carreira, trabalhou em diversos locais como o Denarc, Demacro, Decon e o Decap. Agora, ela assume o cargo interinamente para comandar cerca de 34 mil policiais, com a confiança do delegado geral Marcos Carneiro e do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Assessoria de Imprensa da Delegacia Geral de Polícia Civil

Brasil não está preparado para atender seus idosos

idoso
A qualidade de vida dos idosos no Brasil não é das melhores
O Brasil deverá chegar a 2050 com cerca de 15 milhões de idosos, dos quais 13,5 milhões com mais de 80 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025, o país será o sexto do mundo com o maior número de idosos. Apesar da criação de políticas voltadas para essa camada da população, como o Estatuto do Idoso, instituído em 2003, a velocidade do envelhecimento tem superado a implementação de ações para oferecer melhores condições de vida à terceira idade.
“O processo é muito rápido, e as políticas públicas não têm acompanhado isso. Viver em uma sociedade com muito mais idosos do que crianças requer um planejamento intenso”, diz o médico geriatra Luiz Roberto Ramos, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Com o envelhecimento populacional, o Brasil terá redução do número de jovens na força produtiva ativa, assinalou Ramos. “Vai aumentar o número de pessoas que terão dependência social dessa produção. Isso tem de ser planejado. O país está correndo contra o tempo.” Hoje, segundo a OMS, o Brasil tem 21 milhões de pessoas com mais de 65 anos.
O envelhecimento da população tem reflexo direto no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Somente as doenças crônicas não transmissíveis, que afetam principalmente idosos, provocam impacto anual de 1% no PIB, segundo estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De acordo com a Comissão para Estudo do Envelhecimento Mundial, anualmente são gastos cerca de R$ 60 bilhões com doenças da típicas da terceira idade no Brasil.
De acordo com Ramos, os problemas decorrentes da terceira idade começam a aparecer com mais intensidade depois dos 70 anos. Até lá, em torno de 80% das pessoas não têm nenhuma atividade de vida diária comprometida pela velhice. No entanto, a partir dos 80 anos, a grande maioria passa a conviver com enfermidades.
Edição: João Carlos Rodrigues

TEMPO CHUVOSO EXIGE ATENÇÃO REDOBRADA DOS MOTORISTAS

Por Cláudio Cassimiro Dias (Cabo Cláudio Dias)


       Tenho observado o trânsito da Capital Mineira - que também serve para outras cidades - cada vez mais tumultuado e nervoso. Tumultuado pela quantidade de carros e nervoso pela atitude do cidadão motorista. Carros se esbarram literalmente, em ruas que não suportam mais o número crescente de veículos transitando. Pessoas com semblantes tristes e alguns nervosos e impacientes para com o condutor ao lado.

       Que tempestade mental, buzinas e palavrões no lugar de motor silencioso e saudações.

Onde iremos parar?

       Bom. Para continuar, agora em o período chuvoso, e percebi que alguns condutores de veículos andam como se a pista estivesse seca, e se esquecem que no período chuvoso a pista se torna escorregadia e perigosa.

       Um descuido, uma frenagem muito perto do sinal ou de outro veiculo, pode ser o inicio de uma dor de cabeça.

       Fica aqui meu alerta e singela colaboração; Motoristas prestem atenção nas leis de transito, obedeça-as, e, sobretudo, preserve a vida. Dirija com segurança e exerça a direção defensiva, pois o mais importante é sair e voltar bem para casa, sem prejuízo físico e no bolso.