segunda-feira, outubro 31, 2011

O POLICIAL E A SOCIEDADE: DIFICULDADES NA ATUAÇÃO


Cabo Cláudio Cassimiro Dias

                Com o surgimento das cidades (polis) foi necessário também a formação do braço armado do estado para dirimir e apaziguar conflitos sociais entre os cidadãos. A polícia tem o papel de manter a ordem pública e a paz social. Mas, para isso se utiliza da coação e do poder coercitivo, quando não raras vezes o uso da força também se faz necessário.
                Quando a policia atua em um conflito entre partes distintas, é comum que uma das partes sinta-se injustiçada, mesmo que o policial explique que a ação policial deve ser sempre imparcial.
                Ao policial cabe um papel complexo, pois em questão de minutos ou segundos, ele deve agir e dar uma solução para o problema para o qual foi chamado a dar solução.
                A sociedade, às vezes ingrata, deposita todos seus problemas e conflitos mal resolvidos, no policial. Na verdade o cidadão, no momento de desespero tem o apoio da polícia, porém, é o mesmo cidadão que lança pedras sobre esse anjo guardião, que muitas das vezes perde a vida para salvar a de outrem.
                Ao policial resta se aprimorar e estar preparado, a cada dia, sempre e sempre para um novo e inevitável desafio.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CSCSPMBMMG em 2012. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário