quarta-feira, novembro 02, 2011

Qualidade de vida: país sobe 1 posição


     A ONU divulgou ontem o relatório do Desenvolvimento Humano 2011. Com índice de 0,718 na escala que vai de 0 a 1, o Brasil ocupa 84ª posição entre 187 países avaliados. Em relação a 2010, o país subiu uma posição.

O IDH reflete a qualidade de vida no país, com critérios que vão além da renda. Segundo o relatório, o rendimento anual dos brasileiros é de US$ 10.162, e a expectativa de vida, de 73,5 anos. A escolaridade é de 7,2 anos de estudo, e a expectativa de vida escolar é de 13,8 anos.

O Brasil aparece entre os países com "Desenvolvimento Humano Elevado", a segunda melhor categoria do ranking, que tem 47 países com "Desenvolvimento Humano Muito Elevado" (IDH acima de 0,793). O maior IDH é o da Noruega (0,943).


Fonte: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,114783

Ação que matou traficante no RJ teve mais 1 morto, diz Secretaria

Braço direito de Beira-Mar foi morto durante ação na noite de 3ª, diz polícia.
Outras 2 pessoas ficaram feridas, segundo Secretaria de Segurança do RJ.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (2) que mais uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na operação no Conjunto de Favelas da Maré, no subúrbio, em que Marcelinho Niterói, apontado pela polícia como o braço direito do traficante Fernandinho Beira-Mar, foi morto na noite desta terça-feira (1º).

Leia em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/acao-que-matou-traficante-no-rj-teve-mais-1-morto-diz-secretaria.html

MG: mulher é agredida com marreta pelo marido

Uma mulher de 36 anos, após se envolver numa pequena discussão com o marido, foi golpeada por uma marreta de aproximadamente um quilo no bairro Laranjeiras, em Uberlândia. O suspeito de cometer a tentativa está foragido.

Leia em: http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000465894

PM prende 5 que assaltariam caixa eletrônico em MT; um é policial

A Polícia Militar prendeu, hoje de madrugada, cinco homens envolvidos na tentativa de furto de um caixa eletrônico no município de Araguaiana, que fica cerca de 60 quilômetros da cidade Barra do Garças. Um policial civil, de 33 anos, está entre os presos. A PM tem informações de que um morador de Araguaiana, estaria em um Gol, de cor amarela, para dar apoio à quadrilha quando chegasse até a cidade de Barra.
 

Policial civil de Várzea Grande é preso por arrombar caixas eletrônicos

Leia em: http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=375843

PMs são atropelados por garoto que usava moto do pai, diz polícia na BA

Soldados trabalhavam na cidade de Brumado no momento do acidente.
Adolescente de 15 anos foi levado pelos pais para a delegacia.


Leia em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/pms-sao-atropelados-por-garoto-que-usava-moto-do-pai-diz-policia-na-ba.html

Maggi defende unificação das Polícias Militar e Civil


Meta é preencher lacuna e garantir o direito à segurança


 

Senador Blairo Maggi acredita que a aprovação da PEC virá como instrumento garantidor da democracia

MARCOS LEMOS
GAZETA DIGITAL





Buscando efetivar o preceito de garantia ao cidadão comum – em meio ao número crescente de crimes hediondos, da banalização da violência, e da constante sensação de insegurança que assolam o país – tramita no Senado Federal uma proposta de Emenda à Constituição que possibilita a criação da ‘polícia cidadã’ em todo território nacional.
O objetivo da PEC 102/2011 é preencher uma lacuna existente no sistema policial brasileiro - que hoje não contempla o ciclo completo (prevenção, repressão, investigação), tornando a Segurança Pública uma das áreas mais ineficazes, burocráticas e onerosas dos Estados.
Para o presidente nacional da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), Carlos Eduardo Jorge, a medida, se aprovada, vai promover uma diminuição alarmante no alto índice de criminalidade no Brasil. “Quanto maior o policiamento, menor será a incidência de crimes, uma vez que, estaremos investindo mais na força preventiva. Teremos a possibilidade de elucidar os crimes com maior agilidade e eficiência, pois, o foco de todos seria um só: o trabalho preventivo (uniformizado nas ruas), a garantia da preservação do local do crime (hoje isso não acontece), e a apuração dos fatos ocorridos com um tempo de resposta mais rápido (devido ao aumento de efetivo)”, explicou Jorge, que há 39 anos atua como delegado.


Leia em: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=1&idnot=67839

ONU adverte líderes mundiais sobre protestos de 7 bilhões

Ban Ki-moon pretende usar reunião do G-20 para alertas sobre os efeitos da explosão demográfica

AFP - Agence France-Presse

Ban ki-moon durante anúncio sobre a marca de 7 bilhões de habitantes  (EMMANUEL DUNAND / AFP)
Ban ki-moon durante anúncio sobre a marca de 7 bilhões de habitantes
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta segunda-feira os líderes mundiais de que poderão enfrentar protestos de um mundo formado por 7 bilhões de pessoas, a menos que resolvam o problema da desigualdade. Fome no leste da África, conflitos na Síria e protestos em Wall Street: segundo Ban Ki-moon, há um "descontentamento crescente" e uma "perda de confiança em que os governos e instituições públicas farão a coisa certa".

"Nosso mundo tem contradições terríveis", disse Ban Ki-moon numa entrevista coletiva sobre o anúncio da ONU de que a população mundial chegou a 7 bilhões. "Há muita comida, mas 1 bilhão de pessoas passam fome. Esbanjamento para poucos e pobreza para muitos outros." O secretário-geral da ONU disse que levará seu alerta para a reunião do G-20 nesta semana, em Cannes. "Em que tipo de mundo nasceu o bebê de número 7 bilhões? Que tipo de mundo queremos para nossas crianças?"

Ban Ki-moon dirá aos líderes das 20 maiores economias do mundo que, apesar da crise internacional, "não podemos abandonar aqueles que são os mais atingidos (...) Temos que dar poderes às mulheres e aos jovens. Em todo o mundo, eles foram às ruas exigindo seus direitos, novas oportunidades, e voz em seu futuro."
Segundo o secretário-geral da ONU, a reunião do G-20 em Cannes deve lidar com esses problemas "de modo direto". "A população mundial quer respostas de seus líderes. Ela espera soluções, e não meias medidas ou desculpas."

Ban Ki-moon e outros líderes fugiram das perguntas sobre onde o bebê de número 7 bilhões teria nascido, alegando que aquela era uma "declaração simbólica", com o objetivo de chamar atenção para os desafios da explosão demográfica.
 
 
 
 

Polícia Civil de Conselheiro Lafaiete recebe novos equipamentos para perícia

   Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais, vai entregar na segunda-feira (31/10), 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime para o interior do Estado. Conselheiro Lafaiete será beneficiada com duas, assim como Barbacena (2) e São João del-Rei (2).
http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1804:policia-civil-de-conselheiro-lafaiete-recebe-novos-equipamentos-para-pericia&catid=41:policia&Itemid=48

Tarado é detido em ônibus depois de atacar passageira

Um homem foi detido e liberado após masturbar-se e ejacular sobre uma mulher em um ônibus, na noite de anteontem, no Brooklin (zona sul de SP).

http://www.correiodopovo-al.com.br/v3/policial/1055642269-Tarado-detido-nibus-depois-atacar-passageira.html

Mulher é morta a golpes de faca em Goiânia e o suspeito é o companheiro

Suspeito foi pego em flagrante e será levado para a Delegacia de Homicídios.
Polícia Militar aguarda Instituto Médico Legal e perícia técnica.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/11/mulher-e-morta-golpes-de-faca-em-goiania-e-o-suspeito-e-o-companheiro.html

Mulher é decapitada pelo marido após morte por sufocamento

A Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos na manhã desta terça-feira no Bairro São João, em Itajaí. Aos policiais, ele confessou ter matado a própria mulher sufocada. Depois, teria decapitado a vítima e jogado a cabeça no lixo. O restante do corpo foi escondido atrás do guarda-roupa da casa onde os dois moravam.