terça-feira, novembro 22, 2011

Moradores de BH podem votar no OP Digital 2011.

Neste ano, prefeitura dispõe de mais de 400 pontos públicos para votação.
Serão investidos R$ 50 milhões em 36 obras nas nove regionais da capital.


Basta acessar o site: http://opdigital2011.pbh.gov.br/

Marta culpa partidos políticos por baixa participação de mulheres na política

Por: Raoni Scandiuzzi, Rede Brasil Atual

São Paulo – A senadora Marta Suplicy (PT-SP) atribuiu a pequena representatividade feminina na política brasileira à falta de espaço nos partidos políticos. Ela participou de mesa-redonda na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda-feira (21), debatendo, ao lado de outras lideranças femininas, o fortalecimento das mulheres para o equilíbrio socioeconômico das nações. Mesmo com essa dificuldade de entrar e se tornar uma líder dentro dos partidos, a senadora enxerga uma contradição no tratamento nas urnas. “O brasileiro de modo geral não tem mais esse preconceito acirrado em relação a mulher, ele vota tranquilamente em mulher, isso está confirmada em todos os estados. O que falta são os partidos acreditarem nas mulheres”, analisou.
“A mulher não quer entrar na política porque dificilmente vai ter o mesmo apoio nas campanhas que os partidos dão aos homens”, disse Marta. Ela ressaltou ainda a dificuldade que a rotina política impõe aos seus agentes. “É muito difícil manter as coisas boas que gostamos, como criar os filhos, cuidar do lar, ter o companheiro, e estar na política. Essa é a mudança que este século vai ter.”
A ministra da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Iriny Lopes, que também participou do debate, concordou com a parlamentar. A eleição da presidenta Dilma Rousseff não foi, em sua visão, uma “mola propulsora” para a participação feminina na política, já que o número de deputadas não cresceu, permanecendo em 46 em um universo de 513 parlamentares na Câmara Federal.
Iriny ainda afirmou que qualquer avanço nesse sentido depende de uma mudança na cultura tanto das mulheres quanto dos homens. “Só a escolaridade avançada não muda muita coisa, ela não altera a cultura, ideologia, o modo de pensar dominante”, observou.
Lei não é gripe
Iriny Lopes ainda lembrou que a violência contra a mulher ainda é recorrente nos lares brasileiros. “O Brasil tem de parar de tratar lei como gripe, que ou pega ou não pega”, ironizou. “A Lei Maria da Penha está aí para ser cumprida.” A lei cria mecanismos de proteção das vítimas de violência doméstica, impedindo a aproximação do agressor à mulher e aos filhos, por exemplo, além de acelerar punições. “Chega de passar a mão na cabeça de quem bate em mulher; isso não pode ser normal.”
Para Marta, a mudança de cultura deve começar nas pequenas atitudes. “O maior desafio é perceber que não tem nada de errado se a mulher ganhar mais do que homem em um casamento. Não tem nada errado se a mulher for morar em outro local (em função do trabalho) e o marido acompanhar essa mulher”, disse.
Além da senadora e da ministra, participaram da mesa-redonda a defensora pública e coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Ceará, Mônica Barroso, e a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Luiza Nagib Eluf.


Leia em:  http://correiodobrasil.com.br/marta-culpa-partidos-politicos-por-baixa-participacao-de-mulheres-na-politica/331152/

Brasil tem 30% das instituções de ensino superior com médias insatisfatório.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou nesta quinta-feira os resultados do Índice Geral de Cursos avaliados da Instituição do ano de 2010 (IGC-2010), no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, 639 instituições de ensino superior tiveram médias insatisfatórias. O indicador leva em consideração a média alcançada pelos universitários no Enade. O índice tem notas que vão de 1 a 5, sendo que médias 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

Ao todo foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários em todo o país, sendo que 158 instituições alcançaram média de 4 e 5.

Fernando Haddad anunciará na tarde desta quinta-feira as medidas oficias que serão tomadas em relação às instituições que tiveram médias 1 e 2. De acordo com o Ministério da Educação, elas poderão sofrer supervisão do governo federal e ter cursos descredenciados.

A Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Viçosa alcançaram média total 5. A Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Juiz de Fora tiveram média 4.


Do Estado de Minas

Ministério vai treinar 53 mil profissionais de Segurança para a Copa do Mundo 2014

Os cursos começam em dezembro de 2011 e duram dois anos.

O Ministério da Justiça vai capacitar com cursos presenciais e à distância cerca de 53 mil profissionais de Segurança.  A informação foi prestada pelo secretário de Estado para Assuntos da Copa do Paraná, Mario Celso Cunha. Cerca de cursos 40, começam em dezembro de 2011 e vão até dezembro de 2013, divididos em 20 presenciais e 20 à distância, que serão desenvolvidos por meio da Rede de Ensino à Distância (EAD) da Senasp, ministrados por instrutoress também  profissionais de segurança, altamente qualificados, com notório conhecimento da matéria.

A seleção desses servidores será feito pelos Estados  que  acompanharão o seu desempenho, assegurando que eles atuarão durante a Copa do Mundo 2014. A supervisão dos cursos ficará a cargo da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. Inicialmente, num total de 120 especialistas, Paraná, São Paulo e Bahia começarão com  a qualificação de policiais militares e Minas Gerais e Rio Grande do Sul com qualificação de policiais civis.

Três especialidades serão capacitadas através da Força Nacional: 90para a especialidade em Condução de Cães de Faro (drogas, radioatividade e explosivos), 30 para Atendimento a Múltiplas Vítimas e 90 Controle de Distúrbios Civis.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=196863&t=-ministerio-vai-treinar-53-mil-profissionais-de-seguranca-para-a-copa-do-mundo-2014

Medida proíbe dízimos e revista íntima de religiosos em presídios

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, restringiu a prática religiosa dentro das cadeias brasileiras. A norma avança sobre pontos polêmicos e proíbe agora o recolhimento de dízimos. A venda de material religioso nas unidades prisionais também foi vetada.
A nova regra prevê também o cadastro das instituições, que devem comprovar um ano de existência, e também dos agentes religiosos, que passam a ser isentos de revista íntima. Também fica autorizado o uso de objetos para os cultos, desde que não apresentem risco para a segurança.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5480746-EI306,00-Medida+proibe+dizimos+e+revista+intima+de+religiosos+em+presidios.html