quarta-feira, novembro 09, 2011

Plantão Policial :: Minas Gerais é referência nacional em políticas e ações de combate às drogas

A experiência mineira no combate às drogas é reconhecida e serve de referência para outros estados brasileiros
 
Segundo o estudo, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí e Rio de Janeiro possuem “dotações significativas para o desenvolvimento de políticas antidrogas”. Foto Ilustrativa

Pesquisa apresentada esta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o impacto do crack e outras drogas e as principais áreas afetadas revela que Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais investe no desenvolvimento de políticas sobre drogas.

Segundo o estudo, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí e Rio de Janeiro possuem “dotações significativas para o desenvolvimento de políticas antidrogas”, e os estados do Espírito Santo, Paraná e, novamente, Minas Gerais, apresentaram “dotações grandes para atendimento a pessoas usuárias de drogas em 2010”.

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, esses dados demonstram que a estratégia de integração adotada pelo Governo de Minas a partir da criação da Agenda Intersetorial de Políticas sobre Drogas e do Programa Aliança pela Vida está no caminho correto. “Os resultados revelam nossos esforços no sentido de ampliar e qualificar as políticas vigentes, atendendo cada vez com mais qualidade os usuários de álcool e outras drogas, e as suas famílias”, ressalta.

O subsecretário destacou ainda que outro aspecto importante é o caráter inovador das políticas sobre drogas em Minas Gerais. “Integramos áreas, como saúde, defesa social e assistência, ampliando a capilaridade das políticas e potencializando seus resultados”.

Reconhecimento

A experiência mineira no combate às drogas é reconhecida por outros estados que visitam a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) para conhecer as políticas adotadas no Estado. Nesta terça e quarta-feira (8 e 9), representantes da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul estão em Minas Gerais para conhecer os programas desenvolvidos pela subsecretaria.

A comitiva gaúcha, composta por uma equipe do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, acredita que é muito importante essa troca de conhecimentos com a Supod. “Minas Gerais é hoje uma referência nacional em políticas sobre drogas, por isso o interesse em conhecer os programas desenvolvidos no Estado”, destacou o diretor do Departamento, Solimar dos Santos Amaro.

Segundo Rodrigo Franklin, que também integra a comitiva, o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas do Rio Grande do Sul foi criado este ano, daí a necessidade de buscar experiências em outras regiões. “Nossa expectativa é conhecer como são feitos e executados os projetos relativos à questão das drogas em Minas Gerais e entender como pontos críticos são solucionados”, ressalta.

Programação

A equipe do Rio Grande do Sul foi recebida na Cidade Administrativa pelo subsecretário Cloves Benevides, que apresentou a Subsecretaria aos visitantes. Na terça-feira, a comitiva conheceu a Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade e o programa de prevenção Papo Legal. Para esta quarta-feira estão previstas visitas ao Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) e SOS Drogas e ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.

Com o mesmo objetivo, representantes da prefeitura de São Paulo e do Estado Rio Grande do Norte também visitaram, recentemente, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas. Nesta quinta-feira (10), o subsecretário Cloves Benevides irá até o Piauí para fazer a abertura de um fórum de políticas sobre drogas, promovido pelo Estado, que criou uma Coordenadoria Especial Antidrogas baseado no modelo de Minas Gerais.

Em outubro, o subsecretário levou a experiência mineira para Tocantins, e, em dezembro, fará a abertura de um fórum estadual no Paraná e participará de um encontro sobre drogas em Santa Catarina.

Fonte:http://www.jornalaraxa.com.br/noticias/?SESSION=noticias&PAGE=noticia&ID=2268

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário