quarta-feira, novembro 09, 2011

2012 " ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS"

COOPERATIVAS ONU ao resgate
Elizabeth Whitman

Nova York, Estados Unidos, 4/11/2011, (IPS) - Consideradas economicamente viáveis e socialmente responsáveis, as cooperativas operam em setores que vão desde a agricultura até as finanças e a saúde.



Crédito: UN Photo/Rick Bajornas.
Monique Leroux, presidenta e diretora-geral do Desjardins Group, fala sobre a crise financeira e o papel dos bancos cooperativos
No entanto, ocupam um lugar marginal no interesse dos governos. Ao lançar o Ano Internacional das Cooperativas 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) pretende reverter essa situação.

Para isso a ONU se propôs três objetivos: aumentar a consciência sobre esse modelo empresarial e sua contribuição positiva, promover sua formação e o crescimento e impulsionar seus Estados-membros para que adotem políticas que favoreçam sua expansão. E conta com o apoio de seu Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Daes) e do Comitê para a Promoção e o Progresso das Cooperativas (Copac).

Sem importar o setor no qual atuam, as cooperativas são consideradas modelos de empresas bem-sucedidas porque seus integrantes são responsáveis por todas as decisões da instituição. Além disso, não objetivam a maximização dos lucros, mas atender as necessidades de seus membros, que participam do gerenciamento.

Leia em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário