sexta-feira, novembro 18, 2011

MG investe no controle do câncer


O auditório da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu ontem o II Seminário Estadual de Capacitação Gerencial nas Ações de Controle do Câncer da Mulher, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O evento contou com a participação de referências técnicas e gestores de saúde de dezenas de municípios mineiros, principalmente da região norte do estado.
Sérgio Bicalho, coordenador estadual do Viva Mulher – programa do Ministério da Saúde, destacou que o objetivo é reduzir a mortalidade por câncer entre a população feminina. “Este é um momento único e rico para a saúde pública. Os gestores têm uma oportunidade histórica de implantar estratégias eficientes de controle do câncer nos municípios”, explicou Bicalho. O primeiro seminário foi realizado em 21/09, também no auditório da ESP-MG.
O coordenador detalhou os investimentos do estado na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, anunciadas no início do mês de outubro e com destaque para a mamografia por rastreamento em mulheres de 45 a 69 anos. A programação do evento incluiu também a qualificação das referências técnicas para utilizar o Siscolo/Sismama – Sistema de Informação do câncer do colo do útero e Sistema de Informação do câncer e mama, além de trabalhos em grupo e apresentação de experiências exitosas.
O sistema informatizado de entrada de dados foi desenvolvido pelo DataSUS em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para auxiliar a estruturação do Viva Mulher. Os dados são utilizados para o monitoramento externo da qualidade dos exames, e assim orientam os gestores sobre a qualidade dos laboratórios responsáveis pela leitura dos exames no município.
Outubro Rosa
O investimento do governo mineiro na prevenção e diagnóstico do câncer de mama foi destacado pelo Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização, trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. Apenas em outubro, foram realizados 850 exames de mamografia, por meio de um mamógrafo móvel que percorreu 12 cidades mineiras: Belo Horizonte, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Varginha e Juiz de Fora. O Outubro Rosa marcou também o início de um conjunto de estratégias do governo de Minas que, até 2014, vão impactar na redução da mortalidade em mulheres de 45 a 69 anos.
As mamografias por rastreamento – realizadas em mulheres assintomáticas -, vinculadas ao Programa Viva, constituem um amplo conjunto de ações de estímulo à realização de exames. Com isso, será alcançado mais que o dobro do número atual de exames, com investimento de R$ 12 milhões/ ano. As ações serão implantadas de forma gradativa. Na primeira etapa, até 2012, será feita a otimização do uso da rede de mamógrafos no Estado (instalados nos 24 Centros Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) e em outros 260 locais credenciados). Para isso, serão instalados nos Centros Viva Vida o serviço de emissão de laudos de mamografia a distância. Nessa etapa, serão envolvidas, além dos Centros, as Unidades Básicas de Saúde.
A segunda etapa, que já começou e vai até 2013, busca ampliar a oferta dos procedimentos de confirmação diagnóstica do câncer de mama e que são complementares à mamografia. São eles: a ultrassonografia mamária, as punções (aspirativas com agulha fina ou com a Core Biopsy). Esse processo vai começar a envolver os hospitais de referência, que são o foco da terceira etapa, que começa em 2012 e estima-se ser concluída em 2014. O projeto é um recorte do Programa Viva Vida, que, além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais, trabalha pela saúde integral das mulheres de Minas.
Autora: Letícia Orlandi

Leia em:  http://www.esp.mg.gov.br/noticias/mg-investe-no-controle-do-cancer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário