sexta-feira, novembro 18, 2011

Ultrassonografia na redução à mortalidade na rede de saúde em Minas

Em Minas Gerais, médicos da rede pública de saúde passarão a utilizar a ultrassonografia como ferramenta diária, desde o atendimento nas unidades fixas e móveis (Samu), até nas unidades de terapia intensiva dos hospitais. O resultado esperado, principalmente pelos pacientes, é de um diagnóstico mais rápido e por conseqüência, mais agilidade no início do tratamento e redução da mortalidade. O objetivo será atingido através de uma parceria do governo de Minas com a World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), sociedade internacional sem fins lucrativos, presente em mais de 40 países de todos os continentes.
A parceria foi acertada durante reunião realizada na SES, com a participação do secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e membros da comissão internacional e coordenadores da secretaria.
-Essa parceria revela o arrojo e a preocupação de Minas Gerais em melhorar o atendimento aos pacientes que necessitam do cuidado médico em todos os níveis. A utilização da ultrassonografia aumentará consideravelmente a resolutividade destes profissionais. Trata-se de um projeto ambicioso e revolucionário, que impactará fortemente na saúde da população e, certamente, será um modelo para o país e para o mundo”, afirmou o secretário.
O projeto Winfocus Globus Brasil, que será aplicado em Minas Gerais, terá como diferenciais a sua extensão e a articulação. Cobrirá toda a rede de atendimento, que inclui a capacitação de médicos da rede de assistência e também professores universitários, que serão treinados para multiplicar este conhecimento. O uso da telemedicina permitirá que médicos de qualquer região do Estado enviem imagens, avaliadas, à distância em tempo real, por professores capacitados nas universidades.

Pioneirismo no Norte
O projeto Winfocus Globus Brasil começará pelo Norte de Minas. A opção se deve ao modelo de redes implantado nesta macrorregião. O modelo da Rede Macro Norte será apresentado simultaneamente, por videoconferência, durante o 7º Congresso Mundial, realizado em Nova Delhi, Índia, e no 1º Simpósio da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas: Uma rede integrada pela vida.
-Em eventos como este, a Winfocus promove a troca de informações entre especialistas de todo o mundo, atuando nas mais diversas realidades. O objetivo é a criação de protocolos de atendimento baseado na ultrassonografia, que sejam acessíveis a todas as pessoas e não apenas àquelas que vivem em países desenvolvidos, garantiu o professor Luca Neri, gerente da de Winfocus World.

Fonte:  http://www.onorte.net/noticias.php?id=35946

Nenhum comentário:

Postar um comentário