segunda-feira, novembro 14, 2011

JURIDICO “FORTE” PARA OS POLICIAIS MILITARES

CABO CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS

Tenho pensado muito sobre a necessidade de nossos policiais e bombeiros militares acerca de um atendimento jurídico “forte” e diferenciado e sobre as demandas dos policiais militares da Capital e do Interior.
Digo isso, pois desde que entrei para a faculdade de Direito, e depois já nos períodos finais do curso, eu sempre era procurado por um ou outro colega de serviço para tirar alguma dúvida e orientação. O que eu sempre fiz com muito bom gosto.
Percebia que as dúvidas e demandas dos colegas estavam ligadas as ações policiais em ocorrências, problemas ocorridos fora e dentro dos quartéis, como sindicâncias, comunicações disciplinares, IPMs e outros procedimentos internos e externos.
Lá estava eu, carinhosamente chamado de “Dr Cláudio” sempre pronto para atender aos colegas. Alguns nem sonhavam que eu era Soldado, e alguns se surpreendiam com a idéia. O fato é que além de vestir a farda da Gloriosa, ainda conheci outra face e necessidade dos colegas.
Em 1997, quando ainda marchávamos por melhores salários, antes de eclodir a “greve de 97”, durante o movimento e logo após os desfechos, essa demanda cresceu significativamente, pois alguns militares foram excluídos, outros transferidos, e alguns não conseguiram retornar a Corporação.
Atendi muitos desses colegas, nos momentos mais difíceis, e a época eu tive através das mãos do Cabo Rubens que me apresentou ao Presidente do CSCS nos idos de 1996/97 para que eu pudesse fazer um estágio no jurídico, uma vez que para os militares, sempre foi mais difícil a prática de um estágio na área jurídica.
Por isso, quando falo que, nós militares policiais ou bombeiros, precisamos de um jurídico “forte” e diferenciado, o faço com conhecimento de causa, e, sobretudo, com a pele de um policial militar que conhece a Operacionalidade da Polícia nas ruas, e ao mesmo tempo, conhece as demandas de nosso público interno.
Reflitam a respeito do tema, pois a cada dia somos mais pressionados pelo sistema, pela sociedade, pelo todo ao nosso redor, pela marginalidade crescente, e com isso, se não tivermos de nossas associações, uma resposta jurídica fortalecida e diferenciada, nossa classe estará fadada ao sofrimento e total descaso.
CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CSCSPMBMMG em 2012. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário