segunda-feira, outubro 03, 2011

BRASIL TEU NOVO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA A CADA 11 MINUTOS


Com 49 mil casos registrados a cada ano, o Brasil contabiliza um novo diagnóstico de câncer de mama a cada 11 minutos. E o cenário só tende a piorar. Segundo projeções de especialistas da área médica, até 2023 o número de novos casos irá dobrar.
Para alertar sobre os riscos da doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce, o próximo mês é marcado como o Outubro Rosa, movimento internacional, que começou nos Estados Unidos, nos anos 1990, e tem, como símbolo, um laço cor-de-rosa. Por isso, tradicionalmente os municípios iluminam seus principais monumentos com a cor que remete à luta contra o câncer.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, com 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas devido, principalmente, ao diagnóstico tardio. Foram registradas 11.860 mortes por câncer de mama, sendo 11.735 mulheres e 125 homens em 2008. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%
...................................................................................................................................................
A cirurgia de retirada da mama ainda é frequente e o silicone é a alternativa para amenizar o impacto psicológico. “Procuramos realizar a cirurgia de retirada e logo em seguida já implantar a prótese para evitar que a mulher se veja sem o seio”, afirma. Segundo Daniel Cubero, o SUS (Sistema Único de Saúde) cobre todo o processo de cirurgia, inclusive a implantação da prótese.

Leia toda a reportagem em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário