sábado, novembro 19, 2011

Mamógrafos da rede pública de BH ficam parados por falta de pacientes

Segundo secretaria, de cada 100 exames disponíveis, 40 não são realizados.
Instituto informou que 12 mil pessoas morrem a cada ano vítimas da doença.



Os mamógrafos, aparelhos que fazem o exame para prevenir o câncer de mama, da rede pública de Belo Horizonte estão parados por falta de pacientes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de cada 100 exames disponíveis, 40 não são realizados.

Segundo especialistas, a mulher deve fazer a primeira mamografia aos 35 anos. Dos 40 aos 50, o exame deve ser feito a cada dois anos e, depois desta faixa de idade, o recomendado é todo ano.

O Instituto Nacional do Câncer informou que 12 mil pessoas morrem a cada ano vítimas da doença. Em Belo Horizonte, este número é de 200 mortes. Para fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é preciso primeiro procurar um posto de saúde.

De acordo com o médico da Secretaria Municipal de Saúde Luciano Freitas, existem vários motivos para falta de procura. “Os motivos são diversos, passam desde mitos em relação a mamografia, dor, medo de exposição à radiação e até a dificuldade de acesso”, disse.

Leia mais em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/11/mamografos-da-rede-publica-de-bh-ficam-parados-por-falta-de-pacientes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário