Nesse sábado, 14 de abril, no Colégio Tiradentes da Polícia e Bombeiro Militares de Minas Gerais muitas mulheres militares se reuniram para comemorar uma vitória sem precedentes em suas carreiras.
A despeito de todas as dificuldades e preconceitos através da participação política e mobilização conseguiram assegurar a aprovação da Lei Complementar Estadual 109/09 que trouxe em seu bojo, como um dos frutos dessa luta, a transferência da mulher para a reserva aos 25 anos de efetivo serviço, com promoção ao posto ou graduação imediato, reconhecendo enfim, a diferença constitucional de cinco anos de serviço entre homens e mulheres, e em conseqüência, o direito à aposentadoria especial, por exercer atividade de risco.
Foi uma festa alegre e descontraída, como o espírito dessas mulheres, que dentro da hierarquia e disciplina, pilares básicos dessas Corporações, não abriram mão de lutar pelo respeito à diversidade.
Convidados ilustres se fizeram presentes. A deputada federal Jô Moraes, o deputado estadual Sargento Rodrigues, o Presidente da Associação de Praças, Subten Gonzaga, o ten cel Mendonça (AOPM e ASCOBOM), Tem Rosa (COOPEMG), Sandra Bossio (ESPASSO CONSEG), Dikota Djanganga (CEN/MG).
Todos eles, de alguma forma e em algum momento da caminhada dessas mulheres foram importantes e muito contribuíram para o sucesso delas.
Da consciência acerca da importância da participação política dessas mulheres surgiu a AMPROSEG – Associação das Mulheres Profissionais de Segurança Pública que herdou desse grupo a responsabilidade pela condução de todo o processo de busca pela igualdade profissional e já dá uma pequena mostra do seu profissionalismo ao organizar com esmero essa excelente comemoração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário