quinta-feira, abril 22, 2010

MPF vai às escolas alertar sobre perigos na internet

EstadaoWeb

Orkut, Facebook, Twitter, MSN, jogos na Internet, donwload de músicas e filmes são assuntos bastante comuns a adolescentes, mas o uso da rede mundial de computadores deve ser feito adequadamente para que o internauta não se torne vítima de crimes cibernéticos. Para fazer este alerta sobre os perigos na Internet, o procurador da República Heitor Alves Soares ministra palestra nesta terça-feira (20) aos alunos da Unidade 2 do colégio Objetivo, no bairro Jardim América, em Porto Velho.

O convite para a palestra surgiu da própria escola que percebeu a necessidade de orientar seus alunos. A palestra “Navegação na Internet: Fique Esperto” aborda temas como os cuidados com redes virtuais de relacionamento, trocas e donwload de arquivos, ciberbullying (xingamentos, ofensas e humilhações pela Internet), sexting (envio de mensagens, fotos e vídeos sensuais pela rede mundial ou por celular)‏, invasão e roubo de dados, aliciamento e chantagem por pessoas mal intencionadas - “amigos virtuais”.

A mesma palestra foi realizada ontem na Unidade 1 da mesma rede de ensino, quando “em rápidas perguntas aos estudantes, percebemos que muitos destes adolescentes têm acesso à internet em suas casas e a grande maioria usa o computador no próprio quarto, longe dos olhos dos pais”, disse o procurador Heitor Soares. Segundo ele, a falta de orientação para o uso da Internet e a ausência de controle dos pais podem significar uma porta para que pessoas mal intencionadas causem prejuízos aos internautas adolescentes.

Uma das dicas da palestra foi a denúncia que o próprio estudante pode fazer aos órgãos públicos que atuam na investigação de crimes cibernéticos, como o Ministério Público Federal, e à entidade Safernet. Para denunciar, os internautas podem acessar o site www.prro.mpf.gov.br e www.safernet.org.br, sendo possível o anonimato.

“Estamos abertos a convites de outras escolas que queiram tratar do assunto com seus alunos e, principalmente, orientar aos pais sobre como prevenir seus filhos”, finalizou o procurador.


http://www.estadaoweb.com.br/noticias/municipios,mpf+vai+as+escolas+alertar+sobre+perigos+na+internet,160.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário